Desenrola Fies: prazo para renegociação prorrogado até 31 de dezembro

Em alguns casos, descontos podem chegar até 99%
quarta-feira, 04 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

O prazo para os estudantes universitários de todo o Brasil renegociarem suas dívidas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) (Fies), com descontos que podem chegar a até 99%, foi prorrogado até 31 de dezembro deste ano. Inicialmente, as negociações do Desenrola Fies terminariam no último domingo, 31 de agosto.

O programa Desenrola Fies, do Governo Federal, permite que alunos que financiaram as mensalidades do curso superior em instituições privadaso possam reduzir o valor que ainda estão devendo. Para isso, devem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou com o Banco do Brasil para descobrir as possibilidades de negociação. É possível fazer simulações virtuais do novo contrato.

Podem se beneficiar com o Desenrola Fies os estudantes que tenham assinado o contrato de financiamento até 2017 e que ainda estavam com débitos em 30 de junho de 2023.

Descontos

1- Contratos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023: desconto de 100% nos juros e de 12% no valor principal, para pagamento à vista; parcelamento em até 150 vezes, com abatimento total dos juros e das multas.

2- Contratos vencidos e não pagos há mais de 365 dias, em 30 de junho de 2023, de alunos cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial 2021: desconto de 92% no valor total da dívida, ou abatimento de 99%, caso a última prestação devida esteja com mais de cinco anos de atraso.

3- Contratos vencidos e não pagos há mais de 365 dias, em 30 de junho do ano passado, de alunos fora do CadÚnico e do auxílio emergencial: desconto de 77% na dívida consolidada.

4- Estudantes com nenhum dia de atraso: desconto de 12% no valor total, para pagamento somente à vista.

Observações 

Nas situações em que o parcelamento for permitido, o valor pago por mês não pode ser inferior a R$ 200.

Se, após a renegociação, o estudante deixar de pagar três parcelas seguidas ou cinco alternadas, perderá o direito ao desconto.

(Portal G1)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: