Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA é uma perfeita composição de credibilidade e carisma
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Na infância, quando colocávamos alguma dificuldade para efetuar uma tarefa, vovó Mariana dizia: “Ninguém nasce sabendo!” e com isso, ela nos estimulava a aprender algo diferente. Entretanto, parece que uma coisa que a gente nasce sabendo é respirar. Respiramos naturalmente, sem qualquer aprendizado. Mas será que sabemos respirar e tirar todos os proveitos dessa dádiva vital? O Caderno Z, nosso guia educacional, nos trouxe boas orientações: “O segredo de uma boa respiração está em usar principalmente o diafragma e o abdome...”. O doutor Luiz Carlos Sampaio, psiquiatra e médico acupunturista, explica: “Se você reparar em um bebê respirando, vai ver que a barriguinha dele sobe e desce, numa respiração profunda. Esse é o jeito certo de respirar”.
“Processos imunoalérgicos e sinusite, também podem virar um processo bacteriano”, afirma o infectologista David Uip, diretor de infectologia da Rede D´Or. O número de casos de pneumonia tem aumentado e o doutor Uip destaca que diversos fatores ajudam a entender o crescimento: “Temos vários vírus circulando e muitas vezes um processo bacteriano sucede um processo viral. O clima seco também contribui. Estamos com um clima seco e temperaturas totalmente fora do esquadro, diferente do que estávamos acostumados”. As recomendações para cuidar dos pulmões são: “não fume, não beba exageradamente... não se exponha a mudanças bruscas de temperatura e, se preciso, procure orientação médica”. Lembrando que “a prática diária de exercícios respiratórios por cinco minutos ajuda a melhorar o humor e reduz a ansiedade”.
E a saúde continua em destaque no percurso da viagem literária e há novidades. "Empresas terão que incluir saúde mental nos planos de gestão de risco". Essa iniciativa do Governo Federal tem o objetivo de “evitar o adoecimento dos trabalhadores por problemas psíquicos ou emocionais”. A partir da publicação das atualizações da norma, as empresas terão que adequar os ambientes de trabalho para protegerem a saúde psíquica e mental dos seus funcionários. O Governo Federal também aumenta o preço do cigarro e as campanhas do “Agosto Branco” visam conscientizar sobre os males do fumo. A charge de Silvério fala tudo sem dizer uma palavra. Cada símbolo compromete a saúde.
A abertura do Agosto Suíço contou com atividades que colocaram Nova Friburgo no topo da satisfação. Festejar a vinda dos imigrantes suíços que tanto contribuíram para a formação do nosso povo é sempre celebrar a felicidade de sermos um pouco daquela terra irmã. “Salve brenhas do Morro Queimado que os suíços ousaram varar...” – esses versos acompanham a construção do legado helvético que ousou vir em busca da terra prometida, a terra da esperança. Salve o povo ordeiro, amoroso e forte. Que os festejos sejam plenos de alegria, danças, artes, conhecimentos, trocas e, claro, de guloseimas!
Falando em festejos, que bonita a coluna Sociais, com tantos ilustres: Bruno Sanglard inaugurando o seu cinquentenário. Thiago Lima, da redação da nossa Voz, dia 5, um leonino com alma de passarinho; Wanderson Nogueira, do dia 4, quando nascia um filósofo contemporâneo. Pastor José Francisco, 30 anos de ministério pastoral. Rose Aguiar em Portugal mostrando a sua arte e Valcir Ferreira – 40 anos de puro samba, ansioso para o seu show dia 21 de setembro juntinho com a chegada da primavera.
Estamos no inverno, mas a Praça Getúlio Vargas se floriu de trovas, na grande ousadia de se reerguer a Alameda dos Trovadores. Mais de 100 trovas, em placas elaboradas com amor e arte, foram necessárias para compor o novo “Olimpo da trova”, onde a musa inspiradora não poderia ser outra – Nova Friburgo. Os olhares do movimento nacional se voltaram para a nossa cidade, porque tudo o que se realiza aqui, reflete Brasil afora. Gratidão, Fundação D. João VI e aos parceiros: Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura e Águas de Nova Friburgo. O inesquecível trovador Rodolpho Abbud, cantaria: “Tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus...”. É uma exposição a céu aberto, permanente, um arsenal de trovas de amor por Nova Friburgo. Visitem!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário