Atenção eleitor. Você sabia que pode imprimir seu título eleitoral sem precisar sair de casa? No site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), basta acessar a aba “Atendimento Online”, e em seguida, escolher a opção “Imprimir Título”. O título impresso possui um QR Code que o valida como documento oficial.
A menos de 100 dias para as eleições municipais deste ano, que acontecem em 6 de outubro (1º turno), todas(os) eleitoras(es) que não estejam com o título cancelado, podem imprimir o documento. Atualmente, o título eleitoral é impresso em papel comum, pelo próprio eleitor. A emissão do documento no formato de papel-moeda foi descontinuada pela Justiça Eleitoral de forma gradativa a partir de 2019.
Quem ainda tem o título emitido em papel-moeda pode utilizá-lo sem problema. Cabe lembrar que, para votar, é obrigatória a apresentação ao mesário de um documento de identificação civil oficial com foto. Leve também seu título de eleitor, caso possua, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.
Outra maneira prática de obter a segunda via é baixar sua versão digital, por meio do aplicativo e-Título, que pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais. Para quem não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital. A via digital do título eleitoral que contenha fotografia pode ser utilizada como documento de identificação para votar.
Deixe o seu comentário