Nesta quarta-feira, 5, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que tem a finalidade de estimular a população a adotar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais do planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe justamente a estes seres medidas que impeçam a Terra de ser atingida de modo irreversível. Tantas agressões já aceleram fenômenos climáticos que presenciamos tanto no Brasil, como no mundo atualmente com secas, calor e chuvas extremas.
Em Nova Friburgo, somos privilegiados por vivermos em uma cidade cercada pela Mata Atlântica, mas agressões precisam ser evitadas, como o descarte incorreto do lixo e entulhos, o desmatamento irregular em áreas de mata nativa e a poluição de rios e córregos. A população friburguense, inclusive, aguarda com ansiedade por uma efetiva política de destinação correta dos resíduos sólidos e do novo contrato de concessão da coleta e tratamento do lixo doméstico. Espera-se pela difusão de políticas de incentivo e implantação do sistema de coleta seletiva do lixo e ações de educação ambiental.
Ações de concientização
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 na Assembleia Geral das Nações Unidas quando foi realizada naquele 5 de junho a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano. Nessa conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente. Desde então, sempre no dia 5 de junho, ações de conscientização e alerta sobre a necessidade de cuidarmos do planeta, preservando o ecossistema são promovidas.
Nesta quarta-feira, por exemplo, haverá distribuição de mudas da Mata Atlântica, junto ao teleférico da Praça do Suspiro, das 9h30 às 17h, com a equipe da empresa EcoModas que promoverá também a intervenção ambiental "Lixo nosso de cada dia”. Ao longo da trilha do teleférico serão fixados quatro grandes sacos de lixo, feitos com plásticos reciclados e medindo 2,5 x 4,5 metros e mensagens sobre o impacto. Os sacos de lixo permanecerão por lá até o próximo dia 13.
Unidade de conservação
Nesta quinta-feira, 6, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai promover, às 17h, uma consulta pública sobre a criação de uma Unidade de Conservação no distrito de Amparo. O evento será realizado na Escola Municipal Hermenegildo Gripp, em Amparo.
O projeto da Unidade de Conservação contempla uma área pública superior a um milhão de metros quadrados. Essa iniciativa busca formalizar medidas para a preservação da diversidade biológica local, garantindo a proteção tanto da fauna quanto da flora. Com a implantação da UC em Amparo, Nova Friburgo também dará um salto significativo no ranking estadual do ICMS Ecológico.
Durante o monitoramento da fauna, realizado com o apoio da concessionária Águas de Nova Friburgo e do fotógrafo Juran Santos, idealizador e responsável pelo projeto Aventura Animal, diversas espécies de animais, incluindo sagui-da-serra- escuro e onças pardas, já foram identificadas.
Deixe o seu comentário