O Sesc Rio prorrogou até o próximo dia 18 as inscrições online para o Edital de Cultura Sesc Pulsar. A instituição vai selecionar projetos para a sua programação em 2025. Serão investidos R$ 36 milhões – R$ 6 milhões a mais do que na edição anterior. As inscrições gratuitas deverão ser realizadas pelo site.
Os recursos serão distribuídos entre atrações de diversas linguagens, como teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual, literatura e música. Isso inclui a programação regular das unidades do Sesc espalhadas pela Região Metropolitana e interior do estado e dos projetos estratégicos O Corpo Negro, Baixada em Foco, Nova Música Convida e Palavra Líquida.
Cada proponente poderá inscrever até três projetos, podendo ser selecionado apenas um por categoria. A seleção é aberta a projetos de todo o país, que podem ser submetidos por empresas legalmente constituídas como de atividade artística e Microempreendedores Individuais (MEIs).
Lançado em janeiro, o edital teve o seu processo seletivo aprimorado a fim de ampliar o alcance da iniciativa. Cada linguagem agora tem um caderno exclusivo que orienta os proponentes, de forma específica, na inscrição dos projetos. Isso vai facilitar o trabalho dos produtores, já que todas as informações e orientações sobre a linguagem estarão reunidas no documento.
Outra novidade é o estímulo à inscrição de projetos de intervenção no campo das artes visuais voltados para a sua relação com a arte urbana, com foco para o graffiti e suas múltiplas realizações. Além disso, a partir deste ano, todos os seis hotéis do Sesc RJ também receberão programações do edital Pulsar, além das salas de teatro, auditórios e espaços abertos dentro e fora das unidades da instituição.
Última edição inscreveu projetos de 23 estados
Criado em 2021 para reativar o setor após o impacto da pandemia de Covid-19, o edital vem se consolidando como uma das mais importantes ferramentas de incentivo à cultura fluminense. Na última edição, o Sesc RJ recebeu inscrições de 4.153 projetos de 23 estados. Nos últimos dois anos, o número de atrações foi ampliado em 125%, alcançando mais de um milhão de pessoas, em 20 unidades do Sesc Rio e em dezenas de espaços escolares e urbanos.
“O edital Pulsar está consolidado na nossa política de incentivo à cultura e, a cada ano, é aprimorado para atender tanto aos anseios do setor como às exigências do público espectador. Nesta quarta edição, ampliamos os investimentos e esperamos alcançar maior número e procedência de produções, a fim de oferecer uma programação cada vez mais plural, com excelência técnica e relevância temática, marcas do Sesc à população fluminense”, declarou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), Antonio Florencio de Queiroz Junior.
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