Nova Friburgo incluída

Vinicius Gastin

Esportes

sábado, 06 de janeiro de 2024

Estado começa a se destacar pelo Turismo de Aventura

O turismo de aventura sempre teve o apreço dos apaixonados pelas mais diversas modalidades englobadas por este segmento. Com uma variedade enorme de relevos e formações naturais, o Estado do Rio de Janeiro abriga uma variedade de destinos no interior que são paraísos para a prática de esportes e atividades radicais. Para quem busca aventura longe das praias movimentadas e do agito da cidade, o interior oferece cenários deslumbrantes e oportunidades para os amantes de esporte e adrenalina.

Dentro deste contexto, já há alguns anos, Nova Friburgo se destaca como um destino para os aventureiros e praticantes de esportes radicais como parapente e asa-delta. O município também é um paraíso para os entusiastas de mountain bike, a partir da variedade de trilhas que se estendem pelas montanhas e florestas. O rapel, a tirolesa, o rafting e a canoagem também aparecem como alternativas bastante procuradas.

Essa tradição ganhou respaldo em 1990, quando jovens aventureiros e com sede de adrenalina fundaram a Lumiar Aventura, uma organização que, em conjunto com a Africa (Associação Friburguense de Canoagem), passou a organizar eventos esportivos de natureza competitiva e turística na Região Serrana do Rio.

Outras cidades do estado também já consolidaram sua vocação para essas práticas, como Saquarema no surfe, que é palco de grandes competições e etapas internacionais como o WCT e o SuperSurf. Porciúncula, no Noroeste do estado, recebe visitantes de todo o país para a prática de voo livre. Na Costa Verde, os adeptos do turismo desportivo podem optar por mergulho, surfe, trekking e canoa havaiana, entre outras modalidades.

Na Serra Verde Imperial, há lugares próprios para a prática de caminhada, trekking, escalada e rapel, mountain bike, ciclismo, rafting e canoagem, além de voo livre e golfe. Para escalada, os municípios que têm o maior potencial são os localizados nas Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real). A Costa Doce — que engloba Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra — recebe os apreciadores de voo livre, ciclismo e trilhas.

O Vale do Café (Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty do Alferes, Miguel Pereira e Paraíba do Sul) agrada aos amantes da velocidade por ter um kartódromo internacional. E as corredeiras dos Caminhos Coloniais fizeram com que a região se tornasse um dos melhores points para a prática de rafting.

Para os atletas, a preservação do meio ambiente é um dos principais atrativos para a escolha dos locais de realização de provas e turismo de aventura. Neste quesito, o Rio tem mais de 30% de seu território protegido por unidades de conservação. Um dos destinos mais procurados é a Serra dos Órgãos, na Região Serrana. Com suas montanhas imponentes e trilhas desafiadoras, essa área é um paraíso para os praticantes de trekking e montanhismo. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos oferece uma variedade de trilhas, desde aquelas adequadas para iniciantes até aquelas que desafiam os mais experientes.

O estado também atrai pela prática de esportes aquáticos. As represas e os rios proporcionam condições ideais para a prática de canoagem e rafting. Além de Nova Friburgo, a cidade de Três Rios, por exemplo, é conhecida por suas águas turbulentas, oferecendo experiências emocionantes para os aventureiros que buscam adrenalina nas correntezas. 

  • Foto da galeria

    Como é tradição, Montanha Cup será o primeiro evento oficial do ciclismo friburguense (Foto: divulgação)

  • Foto da galeria

    GP das Montanhas é uma das grandes provas do calendário de 2024 (Foto: divulgação)

  • Foto da galeria

    Ciclismo é uma das modalidades que movimentam o esporte de Nova Friburgo (Foto: divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.