Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Calendário pronto
Vinicius Gastin
Esportes
Ferj confirma datas e Frizão só jogará em setembro
Como já previsto, 2024 será desafiador para o Friburguense. Não só por conta da missão de retornar à segunda divisão do futebol estadual, como também pelo longo período que terá de enfrentar sem competições profissionais. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou o calendário das competições para a temporada, e o Tricolor da Serra iniciará a sua caminhada para voltar à Série A2 na segunda quinzena de setembro, entre os dias 17 e 24. A série de competições se estenderá até dezembro, entre os dias 9 e 16.
Praticamente no mesmo período, a Série B2 terá início em setembro e irá até dezembro, encerrando o calendário de competições. A fase principal da Série C irá de maio até agosto assim como a Série A2. Já o Cariocão da Série A começa no próximo dia 17 e termina na segunda semana de abril. A Série B1 Sub-20 será de maio a agosto, e poderá servir como laboratório para o Tricolor da Serra apostar em alguns talentos.
Já a Copa Rio 2024 terá início em julho, entre os dias 17 a 24. A competição que dá vaga para a Série D do Brasileirão ou Copa do Brasil terminará na primeira semana de novembro. Quinto colocado da Série B1 em 2023, o Friburguense está fora da competição. Os classificados através da segundona foram Duque de Caxias, Serrano, Barra da Tijuca e Goytacaz, exatamente os quatro primeiros da fase de classificação.
Da Série B1 foram classificados o Bonsucesso, Belford Roxo, São Cristóvão (campeão) e Zinzane também se classificaram. A partir da Série A2 da última temporada, oito equipes também disputarão a Copa Rio: Petrópolis, Sampaio Corrêa, Artsul, Olaria, Americano, Cabofriense, América e Maricá (beneficiado pelo Resende ter ficado entre os oito primeiros, mas já tem uma vaga através da Série A). Da elite, Volta Redonda, Audax, Nova Iguaçu, Portuguesa, Bangu, Madureira, Boavista e Resende também estão na competição deste ano.
No total, são 24 times disputando o título e consequentemente a vaga para a Série D do Brasileirão de 2025 ou uma posição na Copa do Brasil do mesmo ano. Os times da Série A entram diretamente na 2ª fase.
São Cristóvão tem título reconhecido
O São Cristóvão conquistou seu segundo título Estadual, de 1937, ao ser reconhecido em Assembleia Geral da Ferj, por unanimidade. Após pesquisa da história do certame, que durou mais de um ano, o time cadete pleiteava a conquista pela Federação Metropolitana de Desportos (FMD), na qual venceu o 1º turno da competição daquele ano, invicto.
Na ocasião, após o título pelo São Cristóvão, houve uma fusão com a Liga de Futebol do Rio de Janeiro (LFRJ) e, nesta outra competição, o Fluminense foi o campeão. O Tricolor, não perde seu título carioca do mesmo ano, já que o São Cristóvão também jogou esta competição, ficando em 5º lugar. Inclusive, o time das Laranjeiras deu parecer favorável para o reconhecimento do título do clube da Rua Figueira de Mello pela FMD. Assim, após aprovação em Assembleia, o time cadete passa a ter dois títulos estaduais: um em 1926 e outro em 1937.
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário