Morre Dona Nair Abicalil de Moura, da Casa Libaneza

A VOZ DA SERRA manifesta seu mais profundo pesar à família enlutada neste momento de dor
segunda-feira, 24 de julho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Morreu neste último sábado, 22, aos 99 anos de idade, dona Nair Abicalil de Moura, da Casa Libaneza, localizada na Praça Getúlio Vargas. O corpo foi sepultado neste domingo, 23, no Cemitério São João Batista. Dona Nair deixou filhos, netos, bisnetos e muitos amigos. A VOZ DA SERRA manifesta seu mais profundo pesar à família enlutada neste momento de dor.

Dona Nair, da Casa Libaneza…

(Por Elisabeth Souza Cruz)

A imigração libanesa para o Brasil foi um marco importante na história de nosso país e Nova Friburgo também foi contemplada com a vinda de muitos desses imigrantes. A família Abicalil faz parte dessa promissora vinda, que muito contribuiu na formação do povo friburguense. A exemplo, o casal Haiffa e José Abicalil, que, em 1920, fundou a Casa Libaneza, um comércio de secos e molhados.

Entre as filhas do casal, uma delas, a jovem Nair, prendada e determinada, dava sinais de seu espírito empreendedor, o que foi suficiente para receber dos pais, em 1958, a gestão da loja. Nair, que já estava casada com Genserico Cezarino de Moura, desde 1949, assumiu brilhantemente a administração da loja, ao lado do marido, e formou-se mais uma família, com filhos, da mesma forma, empreendedores.

No passar do tempo, a Casa Libaneza mudou o ramo para uma central de roupas e artigos esportivos. Criou-se, entre a clientela de amigos, um espaço de socialização, onde as conversas fluem, desde o que se comprar, ao bate-papo informal, com assuntos de todos os tempos.

Era impossível passar pela calçada e não entrar; entrando, era impossível sair sem uma boa troca de afinidades. São os filhos que atendem bem e uma equipe de colaboradores muito simpática e receptiva. Tudo flui no ambiente familiar da loja.

E dona Nair estava lá, completando 65 anos de trabalho, sem interrupção. Muito habilidosa, costurando sainhas de festa junina, com sua Singer, modelo francês, ela seguia juntando retalhos, harmonizando os tecidos para vestir as mais lindas e charmosas caipiras.

Sintonizada com a Rádio Nova Friburgo-FM, dona Nair se tornou ouvinte fervorosa do nosso programa “Show de Trovas”. Comentava comigo sobre os assuntos da pauta e sempre dizia:  “O programa foi espetacular!”.

Interessante registrar que nossa amizade começou, de forma intensa, nos primórdios de 2015,  por conta de uma coluna que Jorginho Abicalil mantinha no Jornal A VOZ DA SERRA.  Eu comentava sobre os seus textos na minha coluna Surpresas de Viagem. Um dia, passando em frente a Casa Libaneza, ouço alguém me chamar. Era Eliana, sua filha, que me pegou pela mão e me levou ao interior da loja, dizendo, empolgada: - “Mamãe esta é a moça que escreve no jornal e manda abraços para Jorginho!”. Foi a conta para dona Nair pegar o telefone e fazer uma ligação para o Rio de Janeiro: “Alô, Jorginho, vou colocar na linha a moça que fala sobre você no Jornal A VOZ DA SERRA!” (E foi uma conversa muito boa).

Infelizmente, não conheci Jorginho, pessoalmente, mas devo a ele a amizade com dona Nair. É uma gratidão que se expande pelo carinho com que a Casa Libaneza sempre me recebeu, me proporcionando a oportunidade de viver momentos maravilhosos, desfrutando do convívio com a pessoa incrível de dona Nair, por seu bom humor, sua alegria e disposição, sempre contagiantes, por seu exemplo de força e longevidade, semelhante aos cedros libaneses.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: