O Colégio Nossa Senhora das Dores completa 130 anos nesta segunda-feira, 10, se destacando com a prestação de relevantes serviços a Nova Friburgo e cidades vizinhas. O imponente imóvel amarelo que ocupa um quarteirão da Rua Augusto Spinelli, sede do tradicional colégio impressiona e por ali dezenas de gerações de friburguenses se prepararam para o futuro com um ensino de excelência. A instituição faz parte da Rede Doroteia da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia da Frassinetti.
Para marcar o aniversário, será celebrada uma missa em ação de graças, na capela da colégio, presidida pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, nesta segunda-feira, 10, às 18h. Na próxima quarta-feira, 12, às 18h, acontecerá uma sessão solene na Câmara Municipal de Nova Friburgo, homenageando o CNSD.
O Colégio Nossa Senhora das Dores se destaca com sua proposta pedagógica inspirada em valores humanísticos, colocando a arte, o esporte, a formação cidadã, nas suas mais diversas formas de manifestação, como eixos de trabalho, consciente de que, através desses elementos, pode-se desenvolver a sensibilidade estética, o compromisso ético e a cidadania.
História e tradição
Quem, em Nova Friburgo, não conhece o CNSD, o colégio do prédio amarelo, mais que centenário, carinhosamente chamado de Colégio das Irmãs? As Irmãs Dorotéias vieram de Recife-PE e chegaram a Nova Friburgo em 1893 com o firme propósito de fundar aqui uma escola e em 10 de julho daquele ano, abriram as portas para sete alunas. O número de alunas cresceu rapidamente e, em agosto de 1897, o colégio transferiu-se para o prédio amarelo e foi sendo ampliado e remodelado para atender a demanda crescente de famílias que desejavam matricular suas filhas no “Colégio das Irmãs”. Hoje, o colégio funciona, atendendo a crianças e jovens nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Deixe o seu comentário