Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Receita de uma pessoa e sociedade melhor
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
Muitas vezes sofremos emocionalmente porque repetimos os mesmos comportamentos ruins ano após ano. E, junto disso, pode ser que convivamos com alguém difícil na família, no trabalho, na comunidade em geral. E esta convivência pode realmente produzir tensão e estresse.
Nem sempre conseguimos nos afastar das pessoas difíceis de nossos relacionamentos por várias razões. Mas é possível aprendermos a desenvolver uma atitude diferente diante da situação estressante e desagradável na qual vivemos talvez diariamente. Isso significa lutar para mudar algo dentro de nós, em nosso comportamento, o que nos proporcionará, pelo menos, mais satisfação interna e paz mesmo continuando a ter uma convivência difícil.
Pense em você mesmo agindo sem maldade, com uma mente pura como uma criança mas evidentemente com a responsabilidade de um adulto maduro, controlando bem seu apetite, administrando seus desejos desenfreados para qualquer coisa no sentido de não ser dominado por eles, vencendo a avareza, não se deixando levar pela ira, não agindo com maldade e malícia, sem usar palavras obscenas ou palavrões, deixando de lado ou abrindo mão de ressentimentos, da amargura, das gritarias em família ou em qualquer outro lugar, não mais mentindo, e a partir de agora usando de misericórdia para com todos, se tornando uma pessoa bondosa, afável, generosa.
Imagine você se tornando uma pessoa que abandona a cobiça, a lascívia, qualquer forma de idolatria, deixando de ser uma pessoa briguenta, parando de ter prazer em ficar competindo com os outros para tentar mostrar que é melhor que eles. Pense em ter um comportamento que abandona qualquer tipo de crime, agressividade emocional ou física, corrupção, deixa de crer e difundir ideologias destrutivas da pureza especialmente das crianças como a ideologia de gênero que não tem base científica séria e comprovada.
Comece a pensar profundamente em como será ao você a partir de agora lutar consigo para desenvolver melhor a capacidade de amar as pessoas, especialmente as difíceis de serem amadas, ou pelo menos tratá-las bem, cultivar alegria em vez da melancolia, promover paz entre as pessoas na família e no trabalho pelo menos do que depender de sua pessoa, atuar com paciência, agir sempre com mansidão que é uma atitude de poder pessoal, porque significa que você está conseguindo ter bom autocontrole emocional em vez de buscar isso através de medicamentos psiquiátricos. Imagine você sempre agindo com uma mentalidade de ajudar as pessoas. Sempre pensando (sem colocar nas redes sociais): O que posso fazer para ajudar este indivíduo? E isso não só no sentido de ajudar familiares, mas qualquer pessoa.
Já pensou como funcionaria a sociedade com pessoas com comportamento assim? Será isto uma utopia, algo inalcançável? Creio que não. As pessoas sábias que usam a sabedoria para o bem, as que vão amadurecendo na bondade, no entendimento de que, como disse Jesus Cristo, é melhor dar do que receber, as que lutam contra o egoísmo inato, as que não se deixam vencer pelo orgulho e desejo de exaltação própria (narcisismo), as que conscientemente buscam e praticam a verdade e tentam sempre acertar quanto a construírem justiça, podem produzir uma sociedade melhor.
Uma pergunta sobre isso é: Quantos querem isso? Quantos se empenham em desenvolver um caráter assim? Quantos se interessam por este tipo de amadurecimento emocional e espiritual? Não se importe se é a minoria, como, infelizmente parece ser. Escolha e lute para fazer parte dessa minoria e verá como sua vida atingirá, gradativamente, uma melhor qualidade física, emocional, social e espiritual.
_______
Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário