Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Natal e sua saúde mental
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
Certa vez dei um jornal sobre saúde para um desconhecido que ao ler a primeira página do mesmo viu a referência a um artigo sobre saúde espiritual, e disse em voz alta: “Saúde espiritual! Interessante! Nunca havia pensado nisso!”
O ser humano é uma combinação das dimensões física, mental, social e espiritual. Saúde envolve estas áreas de nossa vida. A espiritualidade tem que ver com o sentido que damos para nossa vida. Envolve o transcendente. A saúde mental envolve o espiritual, que é diferente de religiosidade.
Natal é uma festa espiritual cristã, que comemora o nascimento do Líder do Cristianismo, Jesus Cristo. Vamos dar uma rápida olhada em alguns procedimentos que podem cooperar com sua saúde mental considerando o Natal e seu significado.
Algumas pessoas ficam mais estressadas no Natal por causa de compras, preparo de alimento, reunião de família, convidados, uso do décimo terceiro, entre outros fatores. Há indivíduos que não gostam da época do Natal porque lembra para eles momentos tristes. Algumas pessoas se deprimem no Natal. O que fazer, então, para cuidar de sua saúde nessa época do ano?
1) Mantenha sua rotina de atividades pedindo ajuda para tarefas em vez de assumir tudo sozinho. Pegue leve consigo. Delegue tarefas. Não se preocupe em ter que dar presentes para todo mundo. Talvez você possa comprar um só presente que sirva para as pessoas de uma família querida, em vez de correr atrás de um presente para cada membro dessa família. Isto economiza tempo, estresse e dinheiro.
2) Divida bem seu tempo para descanso pessoal e atividades sociais. Isto significa evitar os extremos de se isolar ficando em solidão, ou ficar numa corrida frenética tentando agradar a todos. Aproveite os relacionamentos familiares e com amigos nesse Natal. Evite ficar correndo o tempo todo, sente e converse.
3) Um dos melhores remédios para sofrimentos mentais é nos envolvermos na ajuda a alguém de forma voluntária, não só pessoas da família, mas na comunidade, no seu grupo religioso, em alguma creche ou lar de idosos ou outra instituição de cuidados dos menos favorecidos. Jesus Se deu, e nos dando a alguém, oferecendo nosso tempo, nossos talentos, nosso dinheiro, isso nos faz sentir bem. Melhora até nossa neuroquímica, com liberação de hormônios cerebrais como a serotonina, a dopamina, a endorfina que produzem bem estar.
4) Pratique a autocompaixão. Isto não é ter pena de si. É cuidar bem de sua pessoa, ser gentil consigo mesmo, não se depreciar, não se rejeitar, e se respeitar. Dê um bom presente para você mesmo nesse Natal.
5) Não deixe de lado o tempo necessário para dormir. Uma média de 8 horas por noite é suficiente. Um bom sono favorece bom funcionamento cerebral e melhores funções gerais de nosso organismo.
6) Não fique comparando em sua mente o que você pode fazer nesse Natal em termos de compras, comida, viagens, com o que outras pessoas podem. Fique feliz com o que você pode fazer, comprar, compartilhar. A inveja adoece o invejoso. Fuja dela e se contente com o que você tem e com o que pode dar.
7) Enfeite sua casa com decoração de Natal, com coisas simples como um pinheiro enfeitado, lâmpadas pisca-pisca e incentivando as crianças de sua família a darem alguma coisa para alguém. Você pode prover pequenas lembranças para seus filhos darem a outros, ensinando-as que dar é melhor do que receber.
8) Tenha seus momentos de meditação e oração a sós. Problemas de saúde mental não desaparecem no Natal. E, como comentei antes, o Natal pode até ser um fator gatilho para alguns se sentirem mal. Mas você pode dar apoio, ser empático para com a dor do outro. E se é você que se sente mal no Natal, faça uma força em sua mente para não ficar focado na sua dor. Se aproxime das pessoas, mesmo tendo que fazer força para isso. Será melhor assim. A dor pode diminuir, seja angústia ou tristeza depois de você estar com as pessoas, não antes. Lembre-se de que o Natal é um símbolo de vitória do bem sobre o mal, da luz sobre as trevas, da justiça sobre a injustiça, da verdade sobre a mentira, operada pelo Mestre Jesus Cristo, Deus dos cristãos e de quem O quer como Deus de sua vida. Bom Natal!
_______
Cesar Vasconcellos de Souza – www.youtube.com./claramentent
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário