Ariosto: um exemplo de educação política e cívica

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 22 de outubro de 2022

Edição de 21 e 22 de outubro de 1972 

Pesquisado por Nathalia Rebello *

Manchetes 

A dupla que vai governar Friburgo a partir de 31 de janeiro de 1973 - O candidato a prefeito, engenheiro Ariosto Bento de Mello e seu vice, o engenheiro Raphael Jaccoud. 

Ariosto é um exemplo de serenidade e de educação política e cívica - A elegância de gestos e a pureza de propósitos com que o engenheiro Ariosto Bento de Mello conduz a sua propaganda e campanha política, há-de ficar assinalada na história de Friburgo como raro exemplo. Nada de tremeliques, nervosinhos, "agressões", demagogia barata, nada enfim que possa escurecer a conduta de um verdadeiro homem de sensibilidade e democrata que postula um cargo público, de alma e coração abertos, puros, contando com a confiança no eleitorado. Como se vem verificando, não sendo carreirismo político e tendo concordado em concorrer à sucessão de Feliciano, movido, apenas, pelo desejo de servir, de ser útil ao povo. Ariosto não está desejando cargo, muito menos empregos para distribuição a apadrinhados e amigos já que à sua formação repugna a distribuição de benesses com recursos oriundos de tributos. 

Governador Padilha: um benfeitor do esporte friburguense: Num gesto de rara compreensão com o esporte friburguense, o governador Raymundo Padilha autorizou as instalações nas praças de Esportes do Serrano F.C. e do Fluminense A.C., de moderna aparelhagem para iluminação de partidas noturnas, o que constitui substancial auxílio para o desporto. Em subsequente despacho, o Executivo estadual determinou que fosse corrigida a deficiente iluminação do campo do Esperança e autorizou a iluminação do Saudade F.C. 

“Caminhos do desenvolvimento, da liberdade, da paz” - Fundamentos basilares da espetacular plataforma do engenheiro Ariosto Bento de Mello que será lida pelo próprio candidato a prefeito, no Senai com transmissão pela rádio local. Os problemas do município foram devidamente estudados por equipes especializadas, sendo estruturada a programação de obras e serviços prioritários, sem artifícios de linguagem ou destinados a efeitos eleitorais. 

Pílulas 

→ Numa verdadeira maratona, o engenheiro Ariosto diariamente entra em contato com organizações do município buscando conhecer os anseios de todas elas, do mesmo passo que habilitando-se a um conhecimento geral das reivindicações dos vários aglomerados, populacionais friburguenses. Com a providência, enorme é a soma de subsídios bem colhidos pelo pretendente ao Executivo municipal, cujo principal propósito é, se eleito, realizar o máximo de obras e serviços que atendam às legítimas aspirações do povo. 

→ Em cada local que visita, sem demagogia, sem alardes, completamente desarmado de espírito, o futuro prefeito da nossa terra, dá aos que o ouvem, exemplos de equilíbrio, de senso político e social, não se perdendo em ameaças. Um grande pensador já dizia, que ameaçar é um modo evoluído de latir e nós completamos: cachorro que late não rede… E quando o animal doente, raivoso, inquieto começa a abanar o rabo, avançando para morder, não há outro recurso: pau nele… 

→ Candidato que se impõe junto ao eleitorado é aquele que não promete milagres e nem fareja “odor nos postes” para encontrar coisitas, para fazer oposição sobremaneira ridícula é a “tática” de vou fazer, prometo que faço, garanto que será feito, etc, etc, principalmente no que respeita a iniciativas das administrações estadual, federal ou autárquica. É preciso compreender e urge entender, que o povo não é nenhum idiota para engolir balelas. 

E mais… 

  • Vem aí a inauguração do Hotel Fabris, com 48 apartamentos 
  • Cr$ 0,12 por telefonema que exceder de 90 minutos mensais 
  • Durante a estadia do governador, várias obras serão inauguradas, inclusive duas escolas 

Sociais 

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Vitorino Moreira e Paulo César (21), João Agrello e Solange Maria (23), Mariléa Costa e Diva Thurler (24), Trajano Filho (25), Abílio Gomes (26), Leoncio Machado e Florita Cima (27), Maria Souza, Feliciano Costa, José Vidal, Maria de Lourdes Barros e Sávio Júnior Dantas (28).

* Com supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.