Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
AVS é uma história de amor com Nova Friburgo!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
O Caderno Z do último fim de semana mais pareceu um canteiro florido, tamanha a beleza de suas páginas com fotos coloridas e depoimentos saudando a chegada da Primavera de 2022. Com o equinócio de setembro, no hemisfério Sul, aos poucos, notamos que as tardes vão se prolongando. Eu e meu pai marcávamos o equinócio da Primavera em determinado local do jardim e a sombra do sol, produzida pela parede da casa, se daria exatamente, no mesmo ponto e horário, em março, no equinócio de Outono. Foi assim, pela exatidão do acontecimento, que eu comecei a me interessar pelos fenômenos naturais.
Ana Borges nos levou a um passeio incrível em Vargem Alta, quando nos apresentou, nas páginas do “Z”, dois paraísos turísticos de Nova Friburgo – a Fazenda Flores Naturais e a Fazenda Ther Flores. Luana Terra, da Ther, conta que seu pai foi quem teve a ideia de abrir o sítio, de 25 alqueires, para a visitação. A ideia nem era fazer turismo, porém, uma casa antiga foi restaurada e, daí em diante, o espaço ganhou jardins, flores na estrada, bosques, trilhas e uma mini pracinha. As crianças se encantam, alimentando os coelhos. Tem até um restaurante, onde os visitantes podem apreciar a maravilha das suculentas, cultivadas em grande escala na fazenda.
Walaf Heckert, da Fazenda Flores Naturais, também começou seu empreendimento de forma experimental, recebendo grupos de amigos, até que viram no turismo uma forma de unir o trabalho da produção e venda de flores ao setor turístico. O horto tem horário comercial de funcionamento, já a visitação ao Circuito das Fores é feita por agendamento, geralmente aos sábados e domingos, sendo possível abrir o espaço para ensaios fotográficos e outras demandas, também com agenda prévia. Além das flores de corte, o investimento se ampliou com o cultivo de suculentas e cactos, disponibilizados em lindos arranjos, com pedrinhas coloridas.
Já o Colégio Ceffa Rei Alberto I, em Salinas, inaugurou um mural em homenagem ao falecido agricultor, poeta, mestre erveiro, amigo da escola, Hermínio Botelho. O projeto levou quase dois meses, contando com mutirões, entre alunos, professores e equipe diretiva. Que lindo!
Enfim, é tempo de germinar, crescer, florescer e vamos permitir a germinação do nosso jardim interior, na esperança de que, assim como o girassol de Caio Fernando, podemos fazer um giro sobre o nosso próprio eixo e nos reerguer! Na expectativa do início da estação primaveril, o frio não quer perder a vez e ainda vai nos perseguir por um bom tempo, embora perdendo força ante o verão que não tarda. Nos passeios pela cidade, a charge de Silvério dá o recado. Para bom entendedor, o desenho basta.
A internet já é acessível em 90% dos domicílios brasileiros. Os dados são do IBGE e apontam que o celular é o mais utilizado para acessar a rede. Pela facilidade de acesso, é como ter o mundo nas mãos, num piscar dos olhos. Das crianças aos idosos, a conexão aumentou e muito. Sem contar que os bebês já estão vidrados nas telinhas.
Enquanto os profissionais de enfermagem aguardam melhores salários, a vacinação itinerante em Nova Friburgo continua nos bairros mais afastados E falando em saúde, a super saudável nadadora friburguense, Jhennifer Conceição, recebeu o Troféu José Finkel 2022, no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, com medalha de ouro, em Recife-PE, na última quinta-feira, 15. Parabéns e muito sucesso!
O sucesso também está estampado em “Sociais”, com festejos que nos encantam. A família Montechiari, reunida, festejando o aniversário do querido Silvio, seu patriarca, ícone empresarial de nossa cidade, pessoa muito amada por seu coração altruístico e acolhedor. Outro festejo, a celebração de confirmação do enlace do professor Henrique Cordeiro e sua linda musa, Laila Abicalil. A cerimônia religiosa no Colégio N.S. das Dores, no último sábado, 17, reafirmou uma união de 34 anos, envolta pelas “Bodas de Oliveira”. Fazendo jus às bodas do casal, a oliveira é uma das árvores mais frondosas e de longevidade ímpar. Tudo a ver com essa história de amor!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário