Uma das modalidades que estão voltando a ser movimentadas com frequência em Nova Friburgo é o basquete. As escolinhas, as competições e a transformação da cidade na capital brasileira deste esporte geram expectativa positiva para o futuro, bem como os eventos que estão por vir em breve. Em agosto, por exemplo, será promovido o 2º Campeonato Estudantil Friburguense de Basquetebol. Há o entendimento para que a primeira rodada aconteça no dia 27 de agosto, com os jogos acontecendo no clube Sociedade Esportiva Friburguense, das 8h às 15h.
Os últimos detalhes estão sendo fechados, e os organizadores buscam fechar com os patrocinadores para viabilizar o evento. Calebe Ambrósio e Diogo Charanga, através da CA Sports, são os idealizadores e responsáveis pela coordenação do campeonato. A proposta, segundo eles, é “através da realização, promover e incentivar a prática esportiva de crianças e adolescentes como ferramenta na formação dos valores éticos e morais, no desenvolvimento e socialização dos jovens de Nova Friburgo e região por meio do esporte.”
Poderão participar equipes de escolas públicas e particulares de Nova Friburgo e região, com a possibilidade ainda de formação de “equipe clube”, como por exemplo: Serra Sports NBA School, GPH e outros onde os alunos estejam devidamente matriculados e que sua escola não seja participante da competição.
Os jogos serão realizados sempre aos sábados em cada mês nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17/18, começando em agosto e terminando em dezembro. A cada rodada há uma sede diferente para receber as partidas, à exemplo da própria SEF, e os ginásios do Nova Friburgo Country Clube, Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora das Dores e Colégio Anchieta.
Uma primeira versão do Campeonato Estudantil Friburguense de Basquete (Cefriba) foi promovida este ano, contando com a participação de mais de 50 atletas nas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18. O torneio foi todo realizado em um dia, e aconteceu no ginásio do Country Clube, onde funciona a unidade da NBA Basketball School em Nova Friburgo.
O Cefriba 3 x 3, serviu exatamente como torneio início para a edição de 2022 (o 5 x 5, o jogo normal de basquete). Participaram do evento, representando as equipes e escolas, atletas da NBA Basketball School, GPH, Projeto Casa, colégios N.S. das Dores, Anchieta, Espaço Livre, Jamil El-Jaick e Dinâmico. Na final da categoria Sub-14 a disputa foi entre a equipe da NBA School - Serra Sports e Anchieta, enquanto na categoria Sub-16, N.S. das Dores e Anchieta decidiram o título. Na Sub-18, Espaço Livre e NBA School - Serra Sports brigaram pelo primeiro lugar. Os campeões, respectivamente, foram NBA School, N.S. das Dores e NBA School.
Estiveram presentes ao evento a secretária municipal de Educação, Carolina Klein e os representantes da CBB, Confederação Brasileira de Basquete, Leonardo Costa e Felipe Tinoco, que também fez parte da equipe de arbitragem do evento. Muitos garotos tiveram a oportunidade de serem observados.
Deixe o seu comentário