Motos sem placa serão alvo de fiscalização

Apesar de denúncias em Friburgo, não houve nenhuma infração deste tipo este ano, segundo a prefeitura
segunda-feira, 18 de julho de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Ação contra motos barulhentas em janeiro (Arquivo AVS)
Ação contra motos barulhentas em janeiro (Arquivo AVS)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro começou ontem, 18, uma ação integrada para coibir a circulação de motos sem placa, com placas encobertas e ilegíveis. Na capital, a fiscalização reúne agentes dos departamentos de Trânsito (Detran-RJ), de Transportes Rodoviários (Detro-RJ) e as polícias Militar e Civil. De acordo com o coordenador de fiscalização do Detran, Marcos Moreira, a ação integrada acontecerá em  pontos diferentes da cidade, nos sete dias da semana, durante todo o dia, e depois deverá chegar ao interior. 

“A fiscalização tem como objetivo coibir a circulação de motocicletas em situação irregular, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. As motos estão sendo fiscalizadas em caráter prioritário, mas qualquer outro veículo que esteja em condição irregular será alvo dessa ação conjunta”, disse Moreira.

De acordo com o Governo do Estado, o Instituto de Segurança Pública (ISP) identificou, recentemente, um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocam neste tipo de veículo para cometer delitos. “Vários tipos de crimes estão sendo cometidos pelos bandidos em motos sem placas. Eles fazem isso para não serem identificados ou localizados”, explicou o tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da Polícia Militar.

Segundo ainda o Governo do Estado, só nas quatro primeiras horas da ação, foram realizadas 94 abordagens, que resultaram em 20 motos rebocadas, emissão de 91 autuações, além de 26 motos encaminhadas ao posto de vistoria em função de irregularidades.

Denúncias em Nova Friburgo

Na última sexta-feira, 15, A VOZ DA SERRA publicou reportagem que mostrou o aumento do número de motos em Nova Friburgo e, consequentemente, dos problemas causados por elas, um deles, a circulação de algumas delas, sem placas. Além do barulho perturbador das motos, um leitor do jornal, que não quis se identificar, enviou uma denúncia sobre o aumento do número de motos que estão circulando sem placas. “Eu dirijo muito pela cidade e tenho visto um número crescente de motos sem placa nas ruas, inclusive no Centro, em plena luz do dia. Me preocupa o motivo de os motociclistas quererem esconder as placas. Se isso não for coibido, podemos passar pelos mesmos problemas de São Paulo, que registrou casos de entregadores de delivery falsos, que assaltam quando fingem entregar pedidos. Sem as placas das motos, fica mais difícil identificar os bandidos”, relatou ele. 

Na ocasião, a prefeitura não respondeu sobre número de motos multadas ou apreendidas por cometer essa irregularidade, já que a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) é a responsável por essa ação. Ontem, 18, recebemos, através de nota, as respostas sobre o assunto. De acordo com a prefeitura, até o momento, a Smomu não possui esse tipo de registro. A nota ainda informou que “o cidadão que flagrar tal irregularidade pode procurar um agente de trânsito ou entrar em contato com a Smomu pelo telefone (22) 2526-9261.”

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito