Dois dos mais vitoriosos e experientes atletas inscritos venceram a edição de 2022 do GP das Montanhas de Ciclismo. Urwalei Fonesi e Rosane Mussi foram os campões das provas principais no masculino e feminino, durante o evento promovido no último domingo, 5, com largada em Cachoeiras de Macacu, na altura do quilômetro 39 da RJ-116, em frente ao fórum do município, próximo ao pórtico, e chegada em Nova Friburgo, em Theodoro de Oliveira, na altura do quilômetro 65.
Urwalei, o Vavá, conquistou o tricampeonato entre os homens, seguido por Fabiano Mota e Isaías Teixeira. O atleta acumula participações e resultados em outros eventos importantes, à exemplo do GFNY BR duplas, Desafio Tour Rio, Granfondo Roma, Serra Rio Rastro, Pan-americano, Letape Brasil, entre outros. Já Rosane é atleta também em outras modalidades, e acumula resultados como o tricampeonato da GFNY, o penta da Letape e os vices da Letape du Tour e Letape Switzerland. São seis participações em competições mundiais.
Os ciclistas participantes percorreram 21,7 quilômetros, com percentual médio de inclinação de 4% e diferença de elevação de 958 metros. Houve disputas nas categorias masculinas, femininas (estas duas primeiras com subdivisões por idades dos pilotos), MTB Feminino e MTB Masculino. A prova, disputada em percurso asfaltado na RJ-116 no trecho entre Cachoeiras de Macacu até o topo da serra em Nova Friburgo, teve duração máxima de três horas. Todos os que completaram a prova recebem medalhas, e os cinco primeiros colocados foram condecorados com troféus de participação.
Para fechar o calendário do ciclismo municipal – que começou com o Montanha Cup -, está previsto para o dia 28 de agosto, o “Route MTB Fribourg”, como parte dos eventos comemorativos programados para a Festa Suíça. O objetivo é relembrar e celebrar os pioneiros do ciclismo em Nova Friburgo, geralmente com a largada acontecendo na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista.
Os competidores podem optar por quatro categorias de mountain bike Maratona XCM, em um percurso total de 60 quilômetros – com direito a três túneis -, passando por Dona Mariana, em Sumidouro, retornando à Queijaria.
Deixe o seu comentário