Firjan orienta empresas da região sobre NRs e eSocial

Evento reuniu empresários, contadores, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, entre outros
terça-feira, 29 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
No encontro realizado no auditório do Senai Espaço da Moda, representantes de empresas esclareceram dúvidas sobre novas exigências  (Divulgação)
No encontro realizado no auditório do Senai Espaço da Moda, representantes de empresas esclareceram dúvidas sobre novas exigências (Divulgação)

Cerca de 60 empresas de Nova Friburgo e região participaram na última semana de um encontro gratuito promovido pela representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no Centro-Norte fluminense sobre os principais desafios e preocupações quanto às Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho (NRs) e o eSocial. A ação realizada no Senai Espaço da Moda, no Paissandu, teve a parceria dos sindicatos das inústrias do Vestuário, Alimentação, Gráficas, Metal Mecânico e Construção Civil. 

No encontro, empresários, contadores, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, além de representantes de empresas de diversos setores esclareceram dúvidas sobre as mudanças e adequações exigidas nas NRs e envios dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no início de 2023 para o eSocial. 

     “A presença de aproximadamente 80 pessoas, representantes de diversos segmentos, demonstra a relevância do tema e a importância do nosso apoio e orientação para que todos estejam bem informados e adequados às novas regras. Nós vamos continuar oferecendo esse suporte, caso ainda haja alguma dúvida, para garantir o bom funcionamento e evitar os danos e prejuízos dessas empresas”, ressaltou Márcia Carestiato Sancho, presidente da representação regional da Firjan no Centro Norte Fluminense. 

A partir da semana que vem as empresas que não cumprirem a aplicação das novas NRs poderão ser multadas. Por isso, a urgência da adaptação: “O novo conteúdo das NRs requer atenção por parte das empresas, sobretudo no que se refere aos riscos de acidente”, recomenda José Luiz Barros, gerente Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan.

     Em relação ao eSocial, a obrigação da substituição do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) de papel por meio eletrônico valerá a partir de 2023. Mas as empresas já devem se preparar. “O módulo das informações de SST tem gerado muitas dúvidas. É importante que as empresas usem o ano de 2022 como aprendizado para a preparação da mudança, para em 2023 ter todo o processo executado”, comenta Barros. 

Live sobre eSocial e NRs

Diante da urgência nas adaptações, que geram inúmeras dúvidas sobre os temas, no dia 12 de abril, às 16h, a Firjan Centro-Norte vai promover a live: “SST no eSocial e Normas Regulamentadoras”, com José Luiz Pedro de Barros, gerente Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan. 

O evento, online e gratuito, vai abordar os principais desafios e preocupações das empresas quanto aos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho: envio dos eventos de SST para o eSocial; os pontos de atenção para o envio; responsabilidades dos atores envolvidos; opções de envio das informações para a plataforma do governo; novas alterações que podem impactar na rotina das empresas, entre outros. As inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/normas-regulamentadoras-centro-norte.

 

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios