A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) de Nova Friburgo fez recentemente algumas intervenções na sinalização vertical (placas) da Avenida José Pires Barroso, a Via Expressa, que liga os bairros Olaria e Cônego. O titular da Smomu, Fabrício Medeiros, explica que, por se tratar de uma via que, embora de pequena extensão, seja classificada como arterial por suas características, a velocidade média permitida para a circulação de veículos foi aumentada de de 50 para 60km/h, conforme a Tabela de Diretrizes Básicas para Definição de Velocidade, da Resolução Contran, 180/05. Ao todo, foram instaladas quatro placas indicativas do limite de velocidade de 60km/h no início de cada sentido e ao redor do seu principal acesso.
Na curva mais perigosa, que é seguida de estreitamento, no sentido Cônego, foi instalada uma nova placa retrorrefletiva de “curva acentuada à esquerda”, conjuntamente ao sinal de “velocidade máxima permitida”, com redução pontual naquele trecho para 40 km/h. No sentido Centro, na referida curva, também foi implantada uma nova placa do tipo retrorrefletiva de “curva acentuada à direita”.
Fabrício explica que para dar ênfase ao risco da curva acentuada, nos dois sentidos foram implantadas “linhas de estímulo à redução de velocidade”. Também foram substituídas duas placas de estreitamento de pista à direita, do tipo retrorrefletivas, sendo uma delas agora do lado direito da pista. Também foram revitalizadas as quatro setas de “mudança obrigatória de faixa” pintadas no pavimento. Numa outra curva, com incidência de acidentes, também foi sinalizada com sinais de curva acentuada à direita e curva acentuada à esquerda, conforme o sentido.
O secretário da Smomu observa que as demais placas de advertência ao longo de todo o trecho da Via Expressa foram limpas, como as de área escolar e de curva. “Tão logo esteja concluído nosso processo licitatório para a aquisição de placas, procederemos com a renovação das mesmas, inclusive com sinalização especial de advertência”, finalizou Fabrício.
Demais vias do Centro
Além da Via Expressa, na última semana foram instaladas placas indicando também o limite de velocidade de 60Km/h na Avenida Galdino do Valle Filho (sentido Paissandu do eixo rodoviário da RJ-116). O limite de velocidade dividiu opiniões entre motoristas e pedestres. Alguns opinam que a velocidade nas avenidas e na Via Expressa deveria ser reduzida, inclusive, com aplicação de multas para coibir o excesso de velocidade. “Quando o limite na Via Expressa era 50km/h, tinha motorista que passava por ali a quase 100km/h. Acho que em todo o Centro de Nova Friburgo, o limite deveria ser 40km/h, pois há muito trânsito e pedestres”, observa Eduardo Alencastro.
Já Pedro Gonçalves sugere que o limite de velocidade seja aumentado para até 80 km/h após às 22h, devido a redução no fluxo de veículos. Duvido que alguém circule na Avenida Euterpe, de madrugada, a 60km/h”, disse.
Deixe o seu comentário