Ao assumir a Prefeitura do Rio de Janeiro em 2021 e iniciar um processo de renovação política, Eduardo Paes (PSD) convidou jovens gestores para liderar importantes pastas da capital, o que pode ser conferido pela presença de figuras políticas como Marcelo Calero, Aquiles Barreto, Chicão Bulhões, Renan Ferreirinha, Salvino Olivieira, Joyce Trindade, Marcos Marins (de Nova Friburgo), entre outros jovens que vêm ocupando espaços nos principais escalões do governo carioca.
Na esteira desse processo, em junho foi criada a Secretaria Especial de Integração Metropolitana (Seim), comandada por Aquiles Barreto, gestor e político oriundo de Cabo Frio, Região dos Lagos. Na junção de esforços, Marcos Marins, da Região Serrana, assumiu a frente de integração com o programa Integra Rio que será lançado no próximo mês.
A pasta tem a missão de intermediar projetos, convênios, parcerias e ações de municípios e instituições para com a cidade do Rio, cabendo a Marins chefiar a Subsecretaria de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro. O Integra Rio tem a missão de levar os cases de sucesso do Rio para impulsionar o desenvolvimento das demais regiões e também trazer boas iniciativas e ideias de outros municípios fluminenses para a cidade do Rio.
“A cidade do Rio foi líder de vacinação entre as demais cidades do país, foi protagonista nos protocolos de retorno presencial das aulas, implementou um manual de boas práticas e integridade pública dentro da administração pública, começou a investir milhões na retomada da cultura, no turismo e no desenvolvimento. São centenas de casos de sucesso que podemos levar para os demais municípios. Também queremos aproximar as forças desses municípios às da capital, como nossos festivais, projetos, produtos e serviços”, revelou Marins.
O Integra Rio conta com um investimento inicial de mais de R$ 13 milhões para intermediar projetos que precisarão comprovar eficiência, sustentabilidade e integração. Mais detalhes serão divulgados por ocasião do lançamento em dezembro.
No último fim de semana, Eduardo Paes foi à Região dos Lagos — acompanhado dos novos integrantes de sua equipe — para lançar candidaturas e reorganizar as lideranças. Na oportunidade, o prefeito, que é presidente estadual do PSD, prometeu que entre as próximas visitas está a Região Serrana, com Nova Friburgo no roteiro.
Deixe o seu comentário