AVS informa, educa e nos emociona!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 02 de novembro de 2021

“Corpo, mente e alma precisam estar saudáveis”. Quem afirma a máxima é o pastor da Igreja Luterana, Gerson Acker, praticante de crossfit. Em sua entrevista para o Caderno Z, o pastor conversou com Thiago Lima e deu depoimentos sobre como inseriu o esporte em sua vida e destacou: “A espiritualidade que creio é aquela que vê o ser humano de forma holística, integral...”. Aceitando o desafio de se tornar um “crossfiteiro”, o pastor defendeu na entrevista que no processo de evangelização, “de quebra”, é possível incentivar as pessoas “a se exercitarem e a levarem uma vida mais saudável”. Inspirar motivação é uma obra missionária e ninguém melhor do que o pastor Gerson para dar bom exemplo. Parabéns!

Sabrina Schueler precisava perder peso e controlar a “alimentação emocional”, pois quando a pessoa come, mesmo sem ter fome, “em resposta a determinadas emoções”. De 114,7 quilos, Sabrina conseguiu reduzir seu peso para 74 quilos. Satisfeita com o resultado alimentar e com tudo o que aprendeu, ela se propôs a transmitir seus conhecimentos. Nas estratégias alimentares, aprendeu sobre o “low carb de jejum intermitente e a dieta cetogênica, “plant based”, além da importância que a mente ocupa no processo de emagrecimento e ressalta: “O meu projeto tem o objetivo de motivar as pessoas a conquistar o que desejam, ou seja, uma vida saudável”. O conhecimento que se transmite não se perde!

Mudar estilo de vida é um grande desafio individual que se consegue à custa de perseverança e Wanderson Nogueira foi próspero ao ressaltar: “Não poderá o homem fazer mundos diferentes se não se fizer diferente... Acumulamos experiências próprias e alheias. Somos resultado de nossa ancestralidade, mas o produto pode ser alterado com a troca da ordem dos fatores...”. Que bonito! Quantas lições maravilhosas tivemos ao ler o Caderno Z do último fim de semana.

A carestia sempre foi alvo de preocupações para o povo. Em "Há 50 Anos", o alto preço do arroz e do feijão causava horrores. Agora, a gasolina é o nosso pesadelo diário. Com aumentos sucessivos, o jeito é prender o carro como sugeriu a charge de Silvério. Que tortura! “Toda semana, temos um susto na bomba....” e no bolso!

A Praça Getúlio Vargas continua precisando de atenção. As fotos de Regina Lo Bianco são lindas, mas, revelam lanternas quebradas, o lago e o chafariz, abandonados, a Alameda das Trovas, tão lúdica na foto, carecendo de luminárias e assim por diante. O espaço é maravilhoso, onde a natureza faz muito bem a sua parte. Muito triste ainda é a necessidade de policiamento para “tomar conta da praça” por conta da baderna noturna dos jovens nos fins de semana. Está faltando educação de berço e vacina contra o vandalismo!  

A  “cobertura vacinal” tem dado bons resultados com a baixa ocupação dos leitos nos hospitais e a redução dos casos de contaminados. A importância de se concluir a vacinação é primordial para o domínio da Covid-19. Semana passada, acompanhando uma tia até o campus da Uerj para a aplicação da sua terceira dose, tive uma grande emoção ao voltar ao meu bairro de infância e percorrer os espaços da Fábrica Filó, onde minha mãe e meus tios trabalharam por mais de 30 anos. Que passeio gratificante!

O Colégio Cêfel deu lugar para as novas energias do Complexo Educacional Paulo Rónai, inaugurado na semana passada. O evento contou com a presença do prefeito Johnny Maycon e de representantes do governo municipal, bem como do embaixador da Hungria, Zoltán Szentgyörgyi, da presidente da Colônia Húngara de Nova Friburgo, Eva Bitó e de familiares do homenageado.

A ilustre senhora Nora Tausz Rónai, viúva de Paulo Rónai, discursou na ocasião: “Eu fico feliz e muito grata por esta homenagem que, certamente, seria a melhor homenagem que ele jamais poderia imaginar. Se existe alma eu não sei, mas, certamente, ele está aqui”. Cultivar a memória de Paulo Rónai é orgulho para todos nós, honrando a sua trajetória de vida e a sua escolha de residir em Nova Friburgo, quando fez do sítio “Pois é”, no Jardim Marajói, no distrito de Conselheiro Paulino, um lugar de ser feliz entre família, livros e muito encantamento. Que nesta terça-feira, 2, Dia de Finados, que possamos fortalecer o entendimento de que os nossos entes que já “partiram” estão vivos nas lembranças que deixaram...

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.