AVS nos conduz no tempo: passado, presente e futuro!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Já vai longe o  tempo em que os meninos eram criados apenas para serem homens. O discurso era: homem não chora, homem não lava louça, homem não faz serviço de mulher e assim por diante. Aos pais eram dadas regalias: depois do trabalho, banho, pijama e sofá. O resto era por conta da mãe, inclusive, os cuidados com os filhos em tempo integral. A sorte é que os tempos mudaram e essa mudança se evidencia no Caderno Z, na entrevista de Thiago Lima com o técnico de informática, o friburguense Andelvan Passos, que confessa: “A multitarefa para as mulheres é algo natural, faz parte do ser mulher e mãe. Tive que aprender a agir dessa forma...”. Esse aprendizado para Andelvan, ampliou os “passos” do seu conhecimento: “A paternidade muda nossa proposta de vida. Enquanto os filhos não chegam vivemos para nós mesmos, parece algo egoísta e, de certa forma, realmente é...”. (Eu era assim, antes de ter minhas filhas).

No Brasil, o segundo domingo de agosto foi pensado pelo publicitário Sylvio Bhering numa alavancada comercial, o que não deixou de ser uma comemoração de cunho social. Seja lá o presente que for, o preço que custar, coisa alguma tem o valor do afeto. E por falar em afeição, uma coisa que nem todos sabem, mas, “ter o nome do pai na certidão é direito de todo cidadão”,  conforme estabelecido na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente. A paternidade registrada assegura direitos legais como pensão alimentícia e herança. É certo que muitas mães não se preocupam com isso e seguem exercendo a dupla missão diante dos filhos. Aliás, quem sobressai muito essa tarefa é Wanderson Nogueira em seu “Palavreando”, porque “mães pais protegem e guerreiam pelos seus  com certa ousadia sobrenatural...”. Lindo de se ler!

O Caderno Z reforçou a importância da presença paterna e revigorou as saudades de quem não tem mais a companhia heroica de um pai. Eu, por exemplo, não tenho mais o meu, mas não passo um dia sem que algo me traga a sua lembrança alegre, de pessoa do bem e do bom convívio. Ele era um historiador ambulante que, por certo, comentaria comigo sobre o fato ocorrido em “Há 50 anos”, quando, “em um passe de mágica”, fora “aprovada uma verba mensal de um milhão e cem cruzeiros para o presidente da Câmara de Vereadores”. Embora em “cruzeiros antigos”, o “maná” deve ter sido farto!

Em “Sociais”, vivas para a jovem Antônia Távora Ventura, a mais nova médica da família Ventura, bisneta do patrono de A VOZ DA SERRA, Américo Ventura. Que família bacana: a jovem é filha do neto de Américo, doutor Jerônimo e de Tânia Távora. A formatura ocorreu numa cidade do Rio Grande do Norte, mas, as titias aqui em Nova Friburgo, Mária, do jornal, e Liana estão radiantes. Parabéns! E falando em festejos familiares, estamos na Semana da Família. Paz e bem, famílias de todos os lares!

Enquanto muita gente age como se a pandemia do coronavírus estivesse com seus dias contados, a Fundação Oswaldo Cruz alerta sobre os riscos de novos cenários de transmissão do vírus e de novas variantes. A pneumopediatra Renata Salgado, em entrevista ao jornal A VOZ DA SERRA, esclareceu sobre os cuidados com a ameaça da variante Delta. “A prevenção é manter as medidas de segurança: uso de máscaras, higiene das mãos ou uso de álcool gel, distanciamento social, evitar aglomeração e não deixar de se vacinar”.

O Hotel Sesc Nova Friburgo ganha novas instalações, ampliando o número de seus apartamentos em 160%. Boas falas, porque o turismo será o apogeu dos acontecimentos pós-pandemia e Nova Friburgo, com seus encantos e festividades, o roteiro ideal para visitantes. Girlan Guilland, o arauto das boas datas, tem anunciado o bicentenário da imigração alemã. No último sábado, 7, o  calendário “cravou que faltam exatos 1.000 dias” para as celebrações da chegada dos alemães ao nosso município. O dia 3 de maio de 1824, “a icônica data na trajetória histórica da segunda imigração pioneira da qual foi protagonista a então Vila de Nova Friburgo da Freguesia de São João Baptista”, destaca Girlan em seu exemplar pronunciamento. Avante, 2024 não tarda! 

 

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.