A Secretaria estadual de Saúde (SES) conclui nesta quarta-feira, 28, a entrega de mais 583.840 doses das vacinas contra a Covid-19 aos 92 municípios fluminenses. Ao todo estão sendo distribuídas 139.400 doses da vacina Oxford/Astrazeneca, para segunda aplicação; 266.600 doses da Coronavac e 177.840 da Pfizer, para primeira e segunda aplicação do esquema vacinal. Até o final da tarde de ontem, 27, no entanto, a Prefeitura de Nova Friburgo ainda não havia confirmado o total de doses recebidas deste lote.
“Todas as novas doses que recebemos são disponibilizadas imediatamente aos municípios para que possamos continuar avançando na campanha de vacinação no estado do Rio”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.
A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) vem reforçando rotineiramente com as secretarias municipais de Saúde a importância de responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, respeitando a destinação das doses para a primeira ou segunda aplicação do esquema vacinal. Essa destinação é sinalizada por meio de Informe Técnico enviado pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, aos estados.
A SVAPS ressalta ainda que a distribuição do imunizante é feita de forma proporcional e igualitária a todos os municípios. O quantitativo de doses distribuídas por município e tipo de vacina desde o início da campanha vacinal pode ser verificado no site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br.
Nesta quarta, primeira dose em Friburgo para adultos de 33 anos
Nesta quarta-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo dá sequência a aplicação da primeira dose das vacinas contra a Covid-19 para adultos de 33 anos; na quinta-feira, 29, será a vez dos adultos de 32 anos. No próximo sábado, 31, a prefeitura vai promover um Dia D para aplicação da primeira dose em adultos de 28 a 31 anos A vacinação no município prosseguirá contemplando todos os adultos acima de 18 anos até o dia 10 de agosto.
A campanha acontece, das 9h às 15h, nos ginásios esportivos do bairro Cordoeira e do distrito de Conselheiro Paulino, o Pastão; na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria, na Rua Vicente Sobrinho, no bairro Olaria; no campus Friburgo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona na Fábrica Filó, na Vila Amélia e nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) das localidades de Centenário, Campo do Coelho, São Lourenço, Conquista, Riograndina, Nova Suíça, Amparo, Olaria 1, 2 e 3, Lumiar, São Pedro da Serra, Mury, Stucky, Varginha e São Geraldo.
Vale lembrar que quem tem idade superior a da faixa etária que estiver sendo vacinada nesta semana e não compareceu a um dos pontos de vacinação para receber a primeira dose na data destinada à sua faixa etária, pode procurar um dos locais de vacinação para receber a primeira dose. Para se vacinar é preciso apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e o cartão do SUS. Se a aplicação for a segunda dose, é necessário apresentar o comprovante de aplicação da primeira.
Segunda dose para gestantes e puérperas
Na próxima sexta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a vacinação para a segunda aplicação em gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca, antes desse imunizante ser suspenso pelo Ministério da Saúde para esse público. A segunda dose será aplicada com a vacina da farmacêutica Pfizer, tendo em vista que o Governo do Estado do Rio de Janeiro instruiu, por meio de uma nota técnica, o uso desse imunizante para grávidas e puérperas que já tomaram a AstraZeneca. A aplicação da segunda dose no dia 30 também acontecerá das 9h às 15h, somente na Uerj. Será necessária a apresentação da documentação exigida junto com a carteirinha de vacinação.
Deixe o seu comentário