A Câmara Municipal de Nova Friburgo pretende ouvir em plenário, na manhã desta quinta-feira, 10, o secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), Fabrício Corrêa Medeiros. O objetivo é, mais uma vez, obter explicações sobre o elevado número de multas de trânsito aplicadas na cidade.
Um levantamento feito em março passado pela própria Smomu constatou que foram aplicadas mais de 14 mil multas somente nos dois primeiros meses deste ano. Na época, agentes de trânsito também foram convidados a comparecer à Câmara para dar explicações, mas eles não aceitaram. A nova convocação foi feita pelo presidente da casa, vereador Wellington Moreira (PSL).
Enquanto isso, a Prefeitura de Nova Friburgo está convocando 191 concursados aprovados no concurso de 2015 para diferentes cargos. A VOZ DA SERRA apurou, no entanto, que, entre esses convocados, a maior parte - 37 deles - são guardas municipais.
Desde setembro de 2020, uma portaria credencia e designa os servidores da Guarda Civil Municipal para a fiscalização do trânsito nas vias públicas municipais de Nova Friburgo. A prefeitura assegura, no entanto, que nenhum dos novos guardas convocados que forem efetivados será designado à fiscalização de trânsito.
O município tem hoje 18 agentes de trânsito e 109 guardas civis municipais, dos quais 13 desempenham função de fiscalização do trânsito, segundo informações oficiais.
A quantidade de novos guardas municipais convocados é maior, por exemplo, do que a de novos professores para a rede municipal de ensino, que somam 28. Os demais cargos são de arquiteto, assistente social, auxiliar de creche, engenheiro civil, eletricista, fiscal de tributos, geógrafo, motorista, nutricionista, pedreiro, pintor, psicólogo, técnico em segurança do trabalho, topógrafo e zelador. A listagem completa e o edital de convocação publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município está aqui.
Sobre a convocação de mais guardas do que professores, o governo municipal justificou que estão sendo contempladas vagas imediatas remanescentes do quantitativo ofertado em 2015. “A convocação de aprovados para cargos como professores, por sua relevância, ocorreu em anos anteriores, entre 2016 e 2020, enquanto somente neste momento os aprovados para o cargo de guarda municipal estão sendo convocados em sua totalidade, já que o município está convocando todos os candidatos aprovados remanescentes, em função da finalização do prazo de chamamento, que é uma obrigatoriedade legal”, explicou a prefeitura.
O concurso de 2015 ofereceu, ao todo, 868 vagas imediatas para vários cargos e em todos os níveis de formação. Nesses seis anos, o prazo para a convocação dos candidatos classificados que ainda não foram chamados para a posse foi renovado várias vezes. Até 2018, por exemplo, 357 aprovados já tinham sido convocados. Nem todos, porém, tomaram posse porque desistiram da vaga ou não cumpriram os requisitos.
Deixe o seu comentário