Muitos friburguenses têm recebido nos últimos dias uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp, com a logomarca do Ministério da Saúde informando que, para fazer o agendamento da vacinação contra a Covid-19, é necessário informar por mensagem os seis dígitos enviados por SMS. Quem faz isso, tem o telefone clonado. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, informou que “não existe agendamento de vacinação contra Covid-19 por meio de aplicativo de mensagens e que, portanto, mensagens desse tipo pedindo uma sequência de seis números tratam-se de golpe.”
Esse é o mesmo tipo de golpe aplicado por estelionatários que se utilizam de nomes de restaurantes, hotéis e lojas, informando que a pessoa foi selecionada para receber um bônus ou premiação nesses estabelecimentos. Ao digitar os números enviados por SMS, a pessoa tem seu Whatsapp clonado e os estelionatários enviam e-mails para contatos da vítima, forjando falsos sequestros e pedindo dinheiro.
Segundo a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, há ainda relatos de um falso fiscal da Vigilância Sanitária pedindo o pagamento de determinada quantia para resolver supostas pendências. Esta modalidade de estelionato tem sido recorrente na cidade.
Em nota, a Secretaria alertou que “a população busque sempre informações oficiais pelo site da Prefeitura de Nova Friburgo ou pelas redes sociais, onde é possível tirar dúvidas: facebook.com/curtapmnf ou instagram.com/@prefeituranovafriburgo.”
Deixe o seu comentário