O universo esportivo friburguense está praticamente parado. Os grandes eventos, projetos e campeonatos das mais variadas modalidades, desde março de 2020, sofrem com o impacto da pandemia. À exceção de alguns esportes de alto rendimento, à exemplo do futebol profissional, no qual o rigoroso protocolo de segurança pode ser cumprido, atletas e demais envolvidos convivem com a expectativa pelo retorno a uma normalidade que possibilite a retomada de parte da rotina.
Ainda assim, dentro da divulgação das ações dos primeiros 100 dias de governo da nova gestão municipal, a Secretaria de Esportes de Nova Friburgo publicou o seu balanço com alguns termos a serem destacados. De acordo com a pasta, aproximadamente 75 reuniões foram promovidas neste período. Também foram respondidos três requerimentos de informações formais à Câmara Municipal de Nova Friburgo. Ofícios foram emitidos em resposta a vereadores.
Com páginas ativas no Facebook e Instagram, a secretaria, liderada por João Victor Duarte, afirma ter criado um cronograma de postagens nas redes sociais, e feito uma média aproximada de 88 postagens até o dia 1º de abril, sobre temas variados. A pasta também afirma ter idealizado 17 projetos, sem especificar quais, e ter desenvolvimento a sua Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022. A equipe de esportes também afirma ter realizado aproximadamente 78 visitas de avaliação e manutenção de espaços esportivos, e feito 39 intervenções de conservação e manutenção.
“Nosso primeiro grande desafio foi o de arrumar a casa. Implementamos uma organização administrativa na Secretaria, de modo a tornar todo o processo mais eficiente; elaboramos um planejamento estratégico e financeiro; sem falar nas nossas ações cotidianas, como as visitações para avaliação dos espaços, seja com manutenção dos equipamentos esportivos ou estruturação de projetos voltados à sociedade. A questão da comunicação é uma tecla em que eu bato desde o primeiro dia de trabalho. Criamos canais de comunicação que antes não existiam, e assim encurtamos a distância entre a Secretaria de Esportes e a população como um todo, o que torna nossas ações futuras melhor direcionadas ao nosso usuário final”, avalia o secretário.
Entre os destaques, segundo a prestação de contas, estão novas solicitações de serviços para Secretaria Municipal de Serviços Públicos; duas para Secretaria Municipal de Obras e outras duas para a Subprefeitura de Olaria. Também foi criado um pré-cadastramento de projetos para uso dos espaços e elaboração de critérios para a posterior autorização. O desenvolvimento de projeto de parcerias com empresas privadas a serem implementadas em quadras poliesportivas, praças públicas, e demais espaços esportivos em geral também contam no relatório.
De acordo ainda com a pasta, houve redução de 15% do custo da folha de pagamento, gerando, desta forma, economicidade aos cofres públicos. Um deles é o cargo de subsecretário não utilizado, além de três servidores colocados à disposição do RH. A secretaria também garante a criação do calendário esportivo de eventos fixo e dinâmico, e ter desenvolvido quatro projetos de novos eventos esportivos.
Também há, segundo a prestação, sete projetos em desenvolvimento para construção de novos espaços esportivos, além de um Plano de Ação para Reformas, Conservação e Aprimoramento de Espaços Esportivos. Ao todo, a secretaria afirma existirem sete novos projetos em desenvolvimento para reformas, conservação e aprimoramento dos espaços esportivos.
“Auxiliamos em campanhas importantes como a que está sendo executada junto ao Rotary Club Suspiro, com a finalidade de arrecadar alimentos não perecíveis para ajudar duas instituições da cidade. Aproveito para reiterar o pedido, a quem possa doar, e informar que estamos recebendo os alimentos em nossos ginásios de Conselheiro Paulino e do Cordoeira, além da nossa Secretaria, dentro da prefeitura, que também está recebendo estas doações. Realizamos mais de 75 reuniões nos primeiros 100 dias, dentre elas, uma de enorme importância junto à Secretaria Estadual de Esportes do Rio de Janeiro, buscando recursos e parcerias para o esporte da cidade”, finaliza João Victor Duarte.
Deixe o seu comentário