Em meio às indefinições por conta da pandemia, o processo ainda lento de vacinação e todas as restrições que envolvem o atual contexto, boa parte dos eventos programados para 2021, se não foram cancelados, seguem em compasso de espera. É o caso, por exemplo, do Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol em Nova Friburgo. Tradicionalmente promovido em maio no município, o evento ainda não foi cancelado.
De acordo com Alex Colecionador, como é conhecido o presidente da Associação de Colecionadores de Nova Friburgo, a terceira edição do encontro está prevista para acontecer em novembro, com detalhes e local ainda a serem confirmados. A evolução da pandemia é acompanhada pelos organizadores, que prometem informar, de forma mais concreta, as possíveis diretrizes aos participantes.
A 2ª edição do Encontro de Colecionadores de Camisas foi promovida no dia 1º de maio de 2019, em um shopping da cidade. O evento foi inteiramente gratuito, durou cerca de sete horas e reuniu camisas de clubes que marcaram época, de times históricos que trouxeram várias alegrias aos torcedores e até mesmo de outros que não mais existem.
Durante o encontro, diversos colecionadores, de variadas localidades do Estado do Rio de Janeiro, expuseram as coleções de Friburguense, Botafogo, Flamengo, Vasco, Fluminense e também de clubes do exterior. Também há espaço para os demais esportes, equipes do interior do Rio de Janeiro e outros estados do Brasil. A edição daquele ano também contou com uma mesa de futebol de mesa para as crianças, fornecida pelo presidente da Associação Friburguense de Futebol de Mesa, Fernando Cruz.
O Encontro de Colecionadores é realizado anualmente, e conta com presenças ilustres e de pessoas que valorizam a história de Nova Friburgo, a exemplo do empresário Luiz Abicalil, de uma famosa loja do centro da cidade, que geralmente expõe uniformes de clubes que fizeram história no futebol do município: Friburgo, Esperança, Filó, Serrano e Bom Jardim.
Deixe o seu comentário