Sesc distribui 50 toneladas de alimentos no estado

Só em Nova Friburgo foram entregues cinco toneladas a famílias em vulnerabilidade social
segunda-feira, 26 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ começou na semana passada a distribuição de 50 toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social de 22 municípios fluminenses. As doações, que vão beneficiar mais de 26 mil pessoas, integram a campanha Rio de Mãos Dadas, que é um conjunto de iniciativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), que gerencia o Sesc e o Senac. A campanha tem a finalidade de envolver as pessoas em um clima de positividade neste ano. 

O roteiro de doações começou na última quinta-feira, 22, em Nova Friburgo, onde foram entregues cinco toneladas de alimentos, numa ação que contou com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista do município (Sincomércio). As doações consistem em  cestas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes) oriundos de propriedades rurais que integram o programa Mesa no Campo. Por meio do projeto, os produtores fornecem seus excedentes – alimentos em perfeito estado e com alto valor nutritivo, mas de pouco aproveitamento comercial – ao Mesa Brasil Sesc. O programa, por sua vez, os repassa para entidades socioassistenciais cadastradas, que fazem a distribuição para o público final.

O presidente do Sincomércio de Nova Friburgo, Braulio Rezende, admitiu ter ficado feliz e sensibilizado com a inclusão do município entre aqueles que receberão as doações do Mesa Brasil Sesc. Ele contou que o presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, acatou prontamente o seu pedido para trazer o programa ao município serrano, que enfrenta um período difícil devido à pandemia. Braulio assinalou que os problemas atuais afetam igualmente empresas, que tentam se equilibrar face a incertezas e constantes perdas, e trabalhadores, que precisam lidar com desemprego e drástica redução de renda. E, eventualmente, fome.

“Ficamos muito gratos ao presidente Queiroz por beneficiar Nova Friburgo com o Mesa Brasil. As cinco toneladas de alimentos distribuídas significam uma enorme ajuda a famílias em situação de vulnerabilidade social. Serão um presente do comércio a esses friburguenses que tanto necessitam de atenção e cuidado”, destacou Braulio Rezende.

Retomada da confiança

Além das doações, a campanha Rio de Mãos Dadas engloba uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada da confiança dos fluminenses, sob o impacto dos efeitos da pandemia de Covid-19. Ao longo do ano, estão previstas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, iniciativas voltadas para empresários, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras.

A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos. Com dois metros de altura e personalizadas por dez artistas, as obras foram expostas em vários pontos da capital do estado e depois seguirão para o interior.

Sobre o Mesa Brasil Sesc 

O Mesa Brasil Sesc RJ atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações e os distribuindo a instituições sociais cadastradas, como creches, abrigos, asilos etc. Além disso, orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas. O programa atua ainda em situações de calamidade, como desastres naturais. Só em 2020, o programa distribuiu 2,1 mil toneladas em 49 municípios do estado.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: