Kit intubação: município pode ficar desabastecido neste fim de semana

Última remessa enviada pelo Governo do Estado foi insuficiente e tinha previsão de durar apenas cinco dias, segundo a prefeitura
quinta-feira, 22 de abril de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Kit intubação: município pode ficar desabastecido neste fim de semana

As secretarias estadual de Saúde (SES) e Municipal de Saúde de Nova Friburgo, confirmaram no início desta semana a chegada de 3.360 unidades de medicamentos do chamado “kit intubação” para utilização em pacientes internados na UTI Covid do Hospital Raul Sertã. Ainda de acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo foram enviados nesta remessa os medicamentos Fentanila (1.081 unidades), Midazolan (1.755 unidades), Propofol (489 unidades) e 35 ampolas de Atracúrio.

Aos leigos a quantidade mencionada pode impressionar e até causar a sensação de tranquilidade e abastecimento pelo quantitativo, mas a realidade é bem crítica. Após questionar a prefeitura sobre por quantos dias essa quantidade de medicamentos poderia suprir a saúde pública, a prefeitura respondeu, por intermédio da Secretaria de Saúde, que o quantitativo enviado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro é insuficiente.

“Segundo levantamento feito pelo coordenador de assistência farmacêutica, Nélson Correia Guimarães, alguns itens recebidos eram suficientes para suprir a demanda de apenas cinco dias devido ao elevado número de pacientes internados na UTI do Raul Sertã”. Como os medicamentos chegaram no último fim de semana, há a possibilidade de o  município ficar desabastecido já a partir deste sábado, 24, e iniciar a próxima semana com estoque zerado. A VOZ DA SERRA também questionou sobre a previsão para aquisição de mais insumos no combate ao Covid, mas a prefeitura não informou até o fechamento desta edição. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: