As secretarias estadual de Saúde (SES) e Municipal de Saúde de Nova Friburgo, confirmaram no início desta semana a chegada de 3.360 unidades de medicamentos do chamado “kit intubação” para utilização em pacientes internados na UTI Covid do Hospital Raul Sertã. Ainda de acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo foram enviados nesta remessa os medicamentos Fentanila (1.081 unidades), Midazolan (1.755 unidades), Propofol (489 unidades) e 35 ampolas de Atracúrio.
Aos leigos a quantidade mencionada pode impressionar e até causar a sensação de tranquilidade e abastecimento pelo quantitativo, mas a realidade é bem crítica. Após questionar a prefeitura sobre por quantos dias essa quantidade de medicamentos poderia suprir a saúde pública, a prefeitura respondeu, por intermédio da Secretaria de Saúde, que o quantitativo enviado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro é insuficiente.
“Segundo levantamento feito pelo coordenador de assistência farmacêutica, Nélson Correia Guimarães, alguns itens recebidos eram suficientes para suprir a demanda de apenas cinco dias devido ao elevado número de pacientes internados na UTI do Raul Sertã”. Como os medicamentos chegaram no último fim de semana, há a possibilidade de o município ficar desabastecido já a partir deste sábado, 24, e iniciar a próxima semana com estoque zerado. A VOZ DA SERRA também questionou sobre a previsão para aquisição de mais insumos no combate ao Covid, mas a prefeitura não informou até o fechamento desta edição.
Deixe o seu comentário