O Estado do Rio de Janeiro foi o escolhido par aser a sede dos próximos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em 2021. Com a decisão, começam este ano os preparativos para o evento, que é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com suporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude.
Nova Friburgo, por pouco, não sediou a competição em 2010. À época, o município concorreu com as cidades de Poços de Caldas-MG, Maringá-PR, Goiânia-GO, Fortaleza-CE, João Pessoa-PB e Blumenau-SC para receber a 5ª edição dos Jogos. A indicação é feita pelo governo brasileiro, após avaliar as condições estruturais, praças esportivas, rede hoteleira e demais possibilidades de cada município.
Os supervisores de eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chegaram a se reunir com o então prefeito Heródoto Bento de Mello e alguns secretários daquela gestão e explicaram todos os detalhes sobre as exigências do COB e as responsabilidades que couberam ao município. Poços de Caldas acabou sendo o escolhido para receber o evento. Ainda assim, Nova Friburgo acumula grande experiência quando o assunto é evento estudantil. Prova disso são os Jogos Universitários Friburguenses, que reúnem milhares de estudantes anualmente no município. Há ainda os Jogos Municipais e o Intercolegiais como exemplos.
Em 2021, as competições terão uma semana de duração e estão previstas para acontecer entre setembro e outubro. Serão disputadas 17 modalidades reunindo cerca de 7,5 mil crianças e adolescentes, dos 12 a 14 anos, aproveitando a estrutura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Das modalidades, dez valerão como seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares.
“Contar com a realização do JEBs no Rio de Janeiro reforça a disseminação dos valores do esporte entre os adolescentes e jovens. São em competições como esta que são identificados potenciais atletas de alto rendimento, além de contribuírem no espírito de coletividade e na boa formação de cidadãos”, afirmou o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier.
Os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs) foram a primeira competição escolar de abrangência nacional. Criada em 1969 pela antiga divisão de Educação Física e Desporto do Ministério da Educação e Cultura (DEF/MEC), a edição de estreia foi realizada em Niterói. Entre os objetivos estão fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno e garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos.
Deixe o seu comentário