Marly Pinel e Carlos Pecci recebem a principal honraria do município

Ela, aos 84 anos, e ele, aos 86, foram agraciados pelo presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Cruz
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Marly Pinel, Alexandre Cruz e Claudio Pecci na cerimônia (Fotos: Pablo Machado/ CMNF)
Marly Pinel, Alexandre Cruz e Claudio Pecci na cerimônia (Fotos: Pablo Machado/ CMNF)

A 78ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores marcou na manhã desta quinta-feira, 10, a entrega da maior honraria concedida pelo município a friburguenses que muito contribuíram ao longo da vida para o desenvolvimento local: a Comenda Barão de Nova Friburgo. Neste ano os agraciados foram o obstetra e ginecologista, Carlos Pecci, e a cerimonialista, colunista social e símbolo do carnaval de Nova Friburgo, Marly Pinel.

A “dama friburguense”, como é carinhosamente conhecida, Marly Pinel foi a primeira a receber a honraria. Sempre alegre e com alto astral, ela esbanjou a habitual simpatia e elegância, mas não segurou a emoção por ter sido indicada para receber a Comenda Barão de Nova Friburgo.

“É com muita honra e emoção que compareço a esta casa para receber a mais importante homenagem conferida a uma cidadã friburguense. Nunca poderia imaginar que aquela menina de Conselheiro Paulino, rainha da lavoura e do Esporte Clube Conselheiro Paulino, fosse viver, aos 84 anos, um momento tão mágico, parecido com um conto de fadas. Nem os mais talentosos e competentes carnavalescos friburguenses que já me homenagearam poderiam prever em seus enredos que, após algumas décadas desfilando em todas as escolas de samba e blocos de enredo, através dos representantes do povo fossem me homenagear com tamanha honraria. Ocupo esta tribuna para agradecer pela Comenda Barão de Nova Friburgo, pela vida e à Deus, que sempre iluminou meu caminho, além dos meus filhos, netos e bisnetos por todo amor e carinho”, declarou Marly Pinel.

Em seguida o homenageado foi o médico Carlos Pecci, querido e respeitado obstetra e ginecologista de Nova Friburgo. Também honrado pela homenagem recebida, ele declarou seu amor à cidade e destacou que o “tempo voa”, já que “parecia ter sido ontem” que começou a realizar os primeiros de seus incontáveis atendimentos e partos.

“É com muita emoção que agradeço ao presidente da Câmara e todos os vereadores que me honraram com essa comenda. Como friburguense, ainda bem jovem, tive a honra de estudar em diversos colégios de Nova Friburgo, como o Anchieta, Cêfel e Modelo. No final do terceiro ano científico (atual ensino médio) me mudei para Niterói e conquistar um sonho importante da minha vida, que exigiu, logicamente, muita dedicação. E logo após o concorrido vestibular de medicina, consegui ingressar na então Faculdade Fluminense de Medicina, onde por seis anos estudei, estagiei e me formei médico. Anos depois retornei à Nova Friburgo para exercer minha profissão na especialidade de ginecologia e obstetrícia. O tempo voa e parece que foi ontem que comecei meus primeiros atendimentos e hoje não tenho mais noção de quantas crianças ajudei a trazer ao mundo, especialmente na nossa querida Maternidade. A todos, o meu muito obrigado”, declarou Carlos Pecci.

A Comenda Barão de Nova Friburgo foi entregue a ambos pelo vereador Alexandre Cruz, presidente da Câmara que declarou: “Em nome da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo transmito toda a nossa admiração e carinho ao agora comendador Carlos Pecci e a comendadora Marly Pinel. Claro que gostaríamos de ter feito uma solenidade diferente, mas devido a pandemia de Covid-19, seguindo as regras e protocolos de saúde tivemos que fazer a entrega aqui no plenário da casa legislativa. Mas com a mesma alegria, carinho e amor a essas duas personalidades tão queridas e respeitadas na nossa cidade”, declarou  Alexandre Cruz.

O currículo dos agraciados

Marly Ribeiro Pinel e Pires, de 84 anos, esbanja saúde e vitalidade por onde passa. Considerada um dos principais ícones do carnaval de Nova Friburgo, é funcionária pública aposentada, foi cerimonialista da prefeitura por 24 anos, é colunista social, apresentadora de TV, membro da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) e da Associação Friburguense de Imprensa (AFI).

Marly Pinel também se notabilizou pela participação em grandes eventos, como a inauguração da sala vip do aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, representando a Prefeitura de Nova Friburgo em eventos consulares na capital do Estado, entre outros. Mas é no carnaval de Nova Friburgo que ela brilha ainda mais todos os anos desfilando em todas as agremiações. Marly também já foi homenageada com a Medalha Tiradentes – honraria concedida pelo Governo do Estado do Rio e destinada a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública fluminense – e o Diploma Heloneida Studart – instrumento de reconhecimento e estímulo às boas práticas culturais oferecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Carlos Alberto Pecci tem 86 anos, formou-se em medicina em 1961 e ostenta o título de especialista em ginecologia e obstetrícia. Foi médico do Hospital Maternidade de Nova Friburgo por cerca de 30 anos e é um dos fundadores da Unimed Nova Friburgo. Também é fundador da seção Centro-Norte fluminense da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro; é médico do Plano GS do Hospital São Lucas, do qual também é membro do conselho administrativo. Também é presidente da Associação Médica de Nova Friburgo desde o ano 2000, sendo reeleito diversas vezes por unanimidade.

Carlos Pecci foi também chefe do departamento de obstetrícia do Hospital São Lucas por cerca de 30 anos, e diretor, chefe de clínicas e chefe de enfermarias do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro. Estima-se que, durante toda sua vida profissional,  Carlos Pecci tenha realizado aproximadamente 30 mil partos em Nova Friburgo e no Rio de Janeiro.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: