Por causa da pandemia de Covid-19, a Associação da Mulher Mastectomizada (Amma) de Nova Friburgo não irá realizar a tradicional caminhada em prol do movimento Outubro Rosa nas calçadas da Avenida Alberto Braune e nas praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas. Entretanto, uma carreata está sendo organizada para este sábado, 31, para marcar o encerramento da campanha de conscientização sobre a necessidade de prevenção e tratamento do câncer feminino (mama e colo do útero).
A carreata da Amma terá concentração às 9h na Via Expressa, no bairro Olaria. Os veículos sairão da Via Expressa e deverão percorrer outras vias também com balões rosas. A instituição também solicita a quem for participar e puder, doar um quilo de alimento não perecível para campanhas sociais. Por causa do período eleitoral, não serão aceitos carros adesivados com propaganda política de candidatos.
Além disso, em vez de confeccionar as tradicionais camisas rosas para angariar fundos para a associação, a Amma, este ano produziu máscaras de barreira na cor rosa, com a sua logomarca. Cada acessório custa R$ 4, no entanto, na compra do kit com quatro máscaras, cada uma sai a R$ 3.
As vendas estão sendo feitas na sede da Amma, na Rua Mato Grosso (em frente ao Nova Friburgo Country Clube), e no bazar da Amma, na Travessa Eugênio Thurler (em frente à antiga Rodoviária Leopoldina), sempre das 13h às 18h. Mais informações pelos telefones: (22) 2526-5104 / 2526-5322.
A importância da conscientização
O Outubro Rosa é campanha que a cada ano ganha mais força e mobilização, mas para que surta efeito é necessário que as mulheres se conscientizem sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e, mais ainda, que o poder público ofereça meios para que as mulheres façam o acompanhamento necessário e realize os exames indicados.
Nesse sentido, A VOZ DA SERRA também procurou a Prefeitura de Nova Friburgo no início do mês para saber o que tem sido feito no município para o combate ao câncer de mama. De acordo com nota enviada à nossa redação, não será realizada nenhuma ação específica em alusão ao Outubro Rosa este ano por causa da pandemia, no entanto, “a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve durante todo o ano ações de orientação individual, com incentivo ao auto exame das mamas e, quando indicado pelos médicos, os exames de mamografia também”.
Ainda de acordo com o Governo Municipal, “a solicitação de mamografias pode ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A mamografia clínica (quando se identifica alguma alteração no exame clínico) é solicitada pelo profissional médico. Já a mamografia de rastreamento pode ser solicitada também por enfermeiros. A mamografia de rastreamento é solicitada às mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinal clínico. O exame é realizado em clínicas conveniadas e não há fila de espera”.
Deixe o seu comentário