Quem lê A VOZ DA SERRA viaja sem sair do isolamento!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 01 de setembro de 2020

“Nutrição & Forma” – com um tema abrangente, o Caderno Z do último fim de semana nos mostrou os “pilares de uma vida saudável”. A pandemia está aí disputando espaços e o jeito é criarmos um organismo forte. O provérbio “mente sã em corpo são” é a bola da vez na sinuca da quarentena. Atividades físicas e boa alimentação formam a dupla de maior audiência no estado de isolamento social. As nutricionistas Daniella Morgado e Cynthia Lamblet sustentam recomendações semelhantes. Daniella destaca que “é indispensável seguirmos uma rotina de alimentação saudável visto que precisamos aumentar nossa imunidade”. Cynthia realça o investimento em “alimentos ricos em vitaminas A, C, D e E, e em minerais como zinco, selênio e magnésio”. As duas profissionais destacam que não é hora de iniciar dietas restritivas e que qualquer mudança alimentar precisa ser orientada, para que não haja perda de nutrientes importantes na pandemia.

Hidratação, refeições sem grandes intervalos, vegetais, frutas, castanhas, sementes, cereais integrais, beber bastante água e tomar um “solzinho de 20 minutos” são cuidados essenciais para o dia a dia. Tatiane Lima Vogas, graduada em Educação Física, ressalta: “O exercício moderado praticado de forma regular aumenta o nosso exército de células de defesa e deixa a imunidade mais forte, com isso ficamos mais protegidos contra as doenças”. Omar Pimentel, professor de Educação Física, destaca: “Já é sabido da melhoria da imunidade, humor, força, cognição, disposição, dentre outros. O exercício físico tem esse poder de melhorar tanto a saúde física quanto a saúde mental das pessoas”. Como bem se vê, o “doutor Z” também é ótimo! Parabéns pelo tema.

Vinícius Gastin marcou um gol legal trazendo em “Esportes” uma página repleta de bons conselhos. “Equilíbrio é tudo – Exercício e dieta: o tratamento não medicamentoso ideal para a saúde”. Festejando o Dia do Nutricionista – 31 de agosto, quanto mais informação, mais podemos nos ajudar. O nutricionista Felipe Monnerat fez excelente explanação, em especial, sobre os cuidados para os diabéticos: “Sempre lembro que todos nós devemos nos alimentar como um diabético...”.

Duas alunas do Senai Moda em Nova Friburgo foram escolhidas para o programa de mentoria da marca francesa de alta-costura, Dior. As felizardas e competentes Beatriz Possati Cunha e Christine Santos estão radiantes e não é para menos. Com o conteúdo on-line, durante dez meses, na conclusão do projeto, todas as participantes desenvolverão projetos de “empoderamento e emancipação de jovens mulheres” em âmbito local. Que beleza! Outra boa notícia é o nascimento de Gabriel, mais um herdeiro do casal Marcelo Verly e Júlia. Parabéns! Ele vem para cumprir seu brilhante papel de trazer luz ao mundo!

Em “Massimo”, com licença, mas vou dizer também: “Senhoras e senhores, que semana, hein?”. Vejamos alguns acontecimentos. O contrato de iluminação pública em Nova Friburgo com lâmpadas de LED, orçado em R$ 47 milhões, para pagamento em quatro anos, foi suspenso mediante liminar. O aterro sanitário em Córrego Dantas carece de revisão, pois os moradores reclamam de mau cheiro e presença de moscas e de urubus.

O Hospital Raul Sertã fica sem 11 profissionais, “entre pedidos de demissão e pré-candidaturas”. Sobre a pandemia, a bandeira amarela segue estremecendo com o aumento de casos de Covid-19 para 2.356 e 100 mortes, boletim da última sexta-feira, 27. Eu não entendo essa medida de que havendo leitos hospitalares pode liberar o povo nas ruas.

Outra bomba, que já estava para explodir: o governador Wilson Witzel é afastado do cargo por seis meses pelo Superior Tribunal de Justiça. Como se não bastasse, a clonagem de WhatsApp já pegou muita gente em nossa cidade. A maré está feia, pessoal!

“Falta de interesse pelas eleições de novembro. Será que vai esquentar?”. Qualquer semelhança é mera coincidência, porque essa notícia foi destaque na coluna  “Há 50 Anos”, de A VOZ DA SERRA. Eu ainda nem votava. Mas, a pergunta, cinquentenária, ainda está valendo: será que vai esquentar?

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.