Na última terça-feira, 11, Dia do Estudante, os senadores aproveitaram a data para defender a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que perde a vigência no fim deste ano. A proposta de emenda à Constituição (PEC 26/2020), que torna o fundo permanente e amplia para 23% a participação da União no financiamento da educação, foi aprovada em julho na Câmara. O texto é relatado pelo senador Flávio Arns (Rede-PR) e deve ser votado em plenário, na próxima quinta-feira, 20.
A importância da educação para transformar a realidade
“Nossa homenagem é para todos os estudantes do país, desde a pré-escola até a pós-graduação. Todo o trabalho que estamos realizando com a PEC do novo Fundeb é em prol da construção de um Brasil mais justo, mais igual e mais desenvolvido”, declarou Arns na internet.
O senador também destacou a necessidade da criação do “suporte necessário” para os estudantes com a oferta de estrutura, bons profissionais e acolhimento. “Precisamos também incentivar que nossos estudantes possam ter voz ativa nas decisões para a melhoria do ensino, incentivando a criação de grêmios estudantis, centros acadêmicos e diálogos com os pais para mostrar que eles são os verdadeiros donos da escola”, completou.
Para o senador Paulo Rocha (PT- PA), a melhor maneira de homenagear os estudantes é garantir que eles tenham acesso à educação. “Por isso, defendemos urgência na votação e aprovação do novo Fundeb
, uma política fundamental para financiar o ensino da maior parte dos brasileiros”, disse. Weverton Rocha (PDT-MA) apresentou um projeto para ampliar o acesso ao Financiamento Estudantil (Fies) - PL 3.025/2020 - e também apoia a aprovação do Fundeb.
“Lutamos por uma educação inclusiva e de qualidade para todos. As autoridades precisam dar mais atenção para a área, especialmente no momento atual, pois a pandemia impõe muitos desafios. Infelizmente, o governo ignora a situação e segue fragilizando cada dia mais a educação. Mas nós seguimos, de forma propositiva, trabalhando para estruturá-la. Nossa melhor homenagem ao Dia do Estudante é a defesa diária da educação”, registrou Weverton ns redes sociais.
Rogério Carvalho (PT-SE) também reforçou a importância do Fundeb
para a educação no Brasil. “Não existe um país do mundo que se desenvolveu sem antes valorizar o processo educativo de seu povo. Estamos juntos nessa luta”, postou o senador no Twitter. Fabiano Contarato (Rede-ES) manifestou apoio à aprovação da PEC quando
parabenizou os estudantes. “A educação é o caminho para transformar vidas. É por isso que sempre defenderemos a aprovação e permanência do Fundeb. A luta por uma educação de qualidade continua”, afirmou.
Sem fronteiras para quem busca o saber
Outros senadores também aproveitaram o Dia do Estudante para destacar avanços na educação dos seus estados, como o senador Eduardo Braga (MDB-AM). “No dia do estudante vale relembrar que com os CETIs (Centros de Educação de Tempo Integral) e o incentivo que demos aos nossos alunos e professores, lá atrás, tiramos o Amazonas das últimas posições no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para estar entre os estados que mais evoluíram. Nossos jovens só precisam de cuidado e educação de qualidade”, ressaltou.
Nesse sentido, o senador Cid Gomes (PDT-CE) defende a ampliação da assistência aos estudantes também para as famílias, que agora enfrentam o temor do risco de contaminação pela Covid-19 nas escolas.
“Um feliz dia do estudante para todos os alunos e alunas do Brasil que, mesmo sob as dificuldades da pandemia, dedicam-se ao estudo. Precisamos mais do que nunca levar condições adequadas ao aprendizado para os lares de todos brasileiros, como acesso à internet, por exemplo”, declarou.
Izalci Lucas (PSDB-DF) disse acreditar em um
futuro melhor para o Brasil com estudantes bem formados. “Investir nos nossos alunos é o que podemos fazer de melhor pela nação”, disse. Já Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou que a data será comemorada por ele com a participação no ato on-line da União Nacional do Estudantes (UNE)
em defesa da educação, da vida e da democracia. “Nada melhor que somar na luta pela educação em comemoração ao Dia do Estudante. Estaremos sempre fazendo parte dessa frente”, escreveu o senador pelas redes sociais.
Outros senadores destacaram ainda a importância da educação para transformar a realidade. “Não há distância nem fronteira para quem busca o saber” declarou Eduardo Gomes (MDB-TO). Styvenson Valentim (Podemos-RN) também incentivou a busca por conhecimento.
“Estude, estude e estude. É a maneira mais eficiente de pavimentar o seu caminho para o futuro. E lembre-se: o sucesso se constrói com disciplina e ordem”.
(Fonte: Agência Senado)
Deixe o seu comentário