Mesmo que de forma gradual e com restrições, os apaixonados pelas belezas naturais de Nova Friburgo e região podem recomeçar a ter contato mais próximo com a natureza no Parque Estadual dos Três Picos. A maioria das atividades esportivas continua proibida nesses espaços, mas as trilhas estão liberadas. Esse processo faz parte da primeira etapa de reabertura, após meses fechado devido à pandemia. Desde esta segunda-feira, 10, é permitido o acesso apenas às trilhas.
De acordo com a administração do parque, o uso de máscaras é obrigatório durante a permanência no local, assim como a manutenção de uma distância de dois metros entre uma pessoa e outra. O acesso às cachoeiras, centro de visitantes, banheiros, bebedouros e parques infantis permanecem suspensos, assim como as dependências do Camping Vale dos Deuses, Pico da Branca de Neve, Torres de Bonsucesso, Pedra dos Dois Bicos, Vale dos Frades e Pedra do Elefante e Pico do Caledônia.
Este último, inclusive, passou recentemente por obras emergenciais de recuperação da estrada de acesso. A intervenção em uma das maiores elevações da Serra do Mar foi realizada após uma série de reportagens de A VOZ DA SERRA, denunciando o estado precário da via e o consequente abandono da guarita de entrada do local, que era mantido pela Petrobras. Mesmo reformado e com a conservação recebendo uma atenção maior, ainda não está permitida a exploração total do espaço.
O Parque Estadual dos Três Picos abrange os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana, Silva Jardim, na Baixada Litorânea, além de Cachoeiras de Macacu e Guapimirim, na Região Metropolitana. Ainda segundo a administração do local, fotos publicadas em redes sociais do próprio usuário, onde ele assume publicamente o comportamento em desacordo com as regras, assim como imagens denunciadas, podem ser utilizadas como provas no processo de autuação e multa.
Todos os eventos realizados no Parque Estadual dos Três Picos devem ser solicitados pelo e-mail inea.petp@gmail.com. “O uso da imagem e do espaço das unidades de conservação estaduais para fotografias, filmagens, gravações em situações de caráter educativo/cultural, científico ou comercial depende de prévia autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), seguindo decreto estadual 36.930, de 14/02/2005", ressalta o comunicado.
No início de maio o Parque Estadual dos Três Picos recebeu diversas ações, sendo uma delas realizada na região dos Três Picos de Salinas. A operação contou ainda com apoio de guarda-parques dos núcleos de Salinas, Jequitibá e Teresópolis, além da Polícia Militar e da 5ª Unidade de Polícia Ambiental Três Picos (Upam).
O objetivo principal foi proibir a entrada de carros e motocicletas, bem como a visitação aos atrativos do parque, impedindo assim a aglomeração de pessoas e o acampamento dentro da unidade de conservação. A decisão cumpre o que foi determinado no decreto estadual 46.970, do último dia 13 de março, prorrogado pelo decreto 47.006, de 27 de março, que suspendeu a visitação nesses locais por tempo indeterminado, incluindo o camping, trilhas, cachoeiras e centros de visitantes.
Deixe o seu comentário