O Centro Excursionista Friburguense (CEF) - segundo clube de montanhismo mais antigo do Brasil - está em festa. A entidade comemora 85 anos de existência nesta segunda-feira, 20. Uma história totalmente ligada ao montanhismo consciente. Fundado em 20 de julho de 1935, o CEF é uma entidade social sem fins lucrativos reconhecido pela resolução 422, de 20 de março de 1958, como de utilidade pública municipal e de utilidade pública estadual pela lei 2742/97, de 16 de junho de 1997.
Aos seus associados, o Centro Excursionista Friburguense oferece diversas atividades: caminhadas, escaladas, acampamentos, cursos, workshops, palestras, campanhas ecológicas, exibições de filmes clássicos, técnicos e outros. Devido a pandemia do coronavírus a entidade foi obrigada a cancelar atividades presenciais, mas segue atenta a tudo que diz respeito ao montanhismo e a preservação da natureza. Nesse sentido, tem se preocupado com a preservação do meio ambiente, o CEF realiza ações de preservação e educação ambiental, com a sua campanha permanente “Traga seu lixo de volta”, que já foi premiada na Câmara Municipal de Nova Friburgo e por indicações de outras ONGs.
“O Centro Excursionista Friburguense representa muito bem a história da nossa cidade. Contribuiu muito para o montanhismo e a escalada friburguense, especialmente através do professor Hermano Fontão, que fez muitas conquistas, como a primeira via do Pico Maior, nos Três Picos de Salinas. Não podemos esquecer nunca dos nossos sócios fundadores, responsáveis pela criação do CEF”, disse Claudio Tardin, presidente da entidade, que completou: “O que nos deixa tristes é perceber que a essência do montanhismo muitas vezes não é respeitada. O que temos visto é um número cada vez maior de pessoas frequentando trilhas e montanhas, mas sem o menor respeito à natureza. Infelizmente, são poucos os que têm consciência ambiental de trazer seu lixo de volta”, finalizou.
O CEF atualmente é membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam) e do conselho consultivo do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), representando a Federação dos Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj). Além disso, o Centro Excursionista Friburguense representa a história do montanhismo friburguense e faz questão de agradecer a todos que participaram de forma direta e indireta ao longo destes 85 anos de existência, contribuindo para o excursionismo/montanhismo e para a preservação ambiental de Nova Friburgo e região.
Deixe o seu comentário