Em um levantamento feito pelo jornal O Globo e divulgado nesta terça-feira, 14, o coronavírus dá sinais de desaceleração na maior parte do interior do Rio. De acordo com a reportagem, o levantamento tem base em dados oficiais da Secretaria estadual de Saúde e mostra que, dos 92 municípios fluminenses, em pelo menos 79 deles (86%) registraram, na semana passada, queda no total de notificações de testes positivos de Covid-19, na comparação com os sete dias anteriores. A reportagem informa que, quando a análise é feita por regiões, o mapa da doença no Estado do Rio indica que houve aumento de casos apenas no Norte Fluminense, impulsionado por uma alta significativa em Macaé.
“Quanto às mortes, os números continuam oscilando, mas prefeituras e especialistas acreditam que boa parte deles é referente a óbitos antigos — que estavam em investigação ou demoraram a ser lançados no sistema de controle — e que há, sim, um achatamento da curva epidemiológica”, informou O Globo.
Procurado pela reportagem, o professor Lisandro Lovisolo, integrante do Observatório Fluminense sobre a Covid-19, da Uerj afirmou que há três semanas essa queda foi notada. “Ficamos até assustados com o fenômeno. O que pode explicá-lo é a hipótese de muito mais gente do que esperávamos ter pegado a doença. O certo, no entanto, é que a população precisa manter a disciplina, tomando medidas como o uso de máscaras. Afinal, continuaremos convivendo com o coronavírus por um bom tempo”.
De acordo com os números mais recentes, o Estado do Rio já contabiliza 11.624 mortos na pandemia. Atualmente, são 132.822 exames positivos, de março até agora. Ainda segundo a reportagem, em uma análise por região, o aumento na quantidade de mortes ocorreu na Baixada Litorânea, no Médio Paraíba, no Noroeste do Estado, no Norte Fluminense e na Região Serrana. Juntas, essas regiões registraram, na semana passada, 159 óbitos.
Deixe o seu comentário