Leitores despejam reclamações de falta de iluminação por toda a cidade

Pagamos por um serviço que não temos, diz uma moradora que aguarda troca de lâmpada há mais de 3 meses
sábado, 20 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Luz acesa de dia, enquanto em outros lugares falta (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Luz acesa de dia, enquanto em outros lugares falta (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Somente neste mês, a falta de iluminação pública em diversos bairros de Nova Friburgo foi tema de reportagens de A VOZ DA SERRA em, pelo menos, duas ocasiões - nos últimos dias 3 e 9. Diante da repercussão, centenas de reclamações foram enviadas às nossas redes sociais, à redação e ao WhatsApp do jornal (99213 9995). Ao longo da última semana, algumas dessas queixas foram publicadas na seção “Leitores online” do jornal.

Uma das reclamações que chamou a atenção foi a de um morador do Loteamento Tiradentes, no distrito de Amparo. Ele até nos enviou um vídeo constatando a total escuridão na localidade, o que aumenta a dificuldade e o perigo aos moradores para subirem as ladeiras do loteamento à noite. "Não dá para enxergar nada. Todos os postes estão apagados. Só há luz na porta de um condomínio e de uma casa. Isso é um absurdo”, reclamou. 

Na página do jornal no Facebook, mais reclamações, de diversas localidades, como Boa Esperança, Loteamento Nova Morada, Mury, Debossan, Cascatinha, Cônego, Olaria, Ouro Preto, Centro, Vale dos Pinheiros, Cardinot, Varginha, São Geraldo, Duas Pedras, Lazareto, Maria Tereza, Bairro Suíço, entre outros. Algumas reclamações, inclusive, são recorrentes e antigas, como as que envolvem as ruas Oscar Schultz, em Varginha, e Vital Brasil, no Cônego. Alguns leitores também se queixam que os telefones disponibilizados pela prefeitura para solicitação de reparos na iluminação pública nunca atendem. 

“Na estrada de acesso a Boa Esperança, em Lumiar, está tudo escuro, uma vergonha. Pagamos a taxa de iluminação pública e temos que caminhar no escuro”, disse Osana de Souza. “A escuridão no final do Loteamento Nova Morada é total. Estamos abandonados mesmo”, lamentou Marta Muniz. “Em frente a minha casa, na Rua Juarez Frotté, no Cascatinha, há meses dois postes estão com as lâmpadas queimadas. Desde agosto do ano passado já fizemos várias reclamações, sem sucesso. Lamentável”, se queixou Luiz Fernando Oliveira. 

E as reclamações não param: “Há três meses fiz um pedido para trocar as lâmpadas da minha rua, me deram o prazo de até 48 horas, mas até hoje nada. Deveria ter uma lei para que não tivéssemos que pagar por um serviço que não temos”, sugeriu Cris Rocha. “Já que nós pagamos e não temos o serviço, deveríamos acionar o Procon. Eu tive que puxar uma extensão e colocar no portão da minha casa para iluminar a rua”, disse Thiago Teixeirão.

O que diz a prefeitura

Na ocasião da publicação da primeira reportagem, há pouco mais de duas semanas, ao ser questionada sobre a falta de iluminação pública, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, em nota, que “o serviço vem sendo prestado normalmente à toda comunidade”. Disse também que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos faria uma ronda nos locais mencionados pela reportagem a fim de identificar possíveis pontos com problemas e saná-los. Os telefones para contato do Disk Iluminação Pública são: (22) 2525-9125 e (22) 2525-9127.

 

LEIA MAIS

Energisa explica que índice garante capacidade de investimentos da empresa, de R$ 50 milhões nos últimos 5 anos, e qualidade de atendimento

Com a manutenção das condições de chuva, perspectiva é que taxação continue normal até o fim do ano

Percentual de redução para os consumidores será de aproximadamente 20% a partir do próximo mês

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: luz