Posse do novo bispo

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Posse do novo bispo
O novo bispo diocesano de Nova Friburgo já tem marcada a sua data oficial de posse: 4 de julho. Dom Luiz Antonio Lopes Ricci será o quinto bispo, substituindo Dom Edney Gouvêa Mattoso que renunciou ao cargo no final do ano passado. Por conta das recomendações de não aglomeração pela Covid-19, a cerimônia de posse será on-line, às 10h, na Catedral São João Batista, sendo transmitida, ao vivo, pelo facebook e YouTube no canal da Diocese.

Transição
Após a renúncia de Dom Edney, o Papa Francisco nomeou Dom Paulo de Conto como administrador temporário. Dom Paulo acabou tendo pouco contato com a comunidade católica, pois logo depois que assumiu a função surgiu a pandemia com as restrições sociais. No entanto conquistou os que lidaram com ele. Pelos perfis próximos a Francisco, a transição do administrador para o novo bispo não poderia ser considerada melhor.

Querido em Niterói
A escolha definitiva do novo bispo que poderia demorar até um ano foi de poucos meses, apontando para o bispo auxiliar de Niterói, Dom Luiz Antonio, cujo trabalho se destaca pelo acolhimento à juventude. Natural de Bauru-SP, o novo bispo é formado em Filosofia e Teologia, especializou-se em Bioética e possui o título de Doutor em Teologia Moral.

Despedida emotiva
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Luiz é membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé. Já foi diretor de duas faculdades em São Paulo e tem publicado o livro “Morte Social: Mistanásia e Bioética”. Muito querido na arquidiocese de Niterói, a sua despedida lá foi marcada por muita emoção, com inúmeros gestos de carinho, especialmente dos jovens católicos. O que por si só já enche de esperança por aqui para um bispado afetuoso.

Visita a Nova Friburgo
Dom Luiz Antonio fez visita a Nova Friburgo na semana passada, onde foi recebido por Dom Paulo na residência episcopal. Na ocasião, o bispo eleito foi relatado sobre a situação atual da Igreja Católica na região. Dom Luiz Antonio ainda reuniu-se virtualmente com os presbíteros já apontando as diretrizes desse novo momento da Diocese.

Orientações
Entre as orientações que devem nortear o bispado, Dom Luiz ressalta: “o tempo superior ao espaço, iniciar processos sem precipitação; a realidade superior à ideia, tocar e se deixar tocar; o todo é maior que a parte - buscar a unidade respeitando as diferenças; unidade prevalece sobre os conflitos - eles sempre existem, mas podem ser superados”.

Papa Francisco
Que a teimosia e renovação da fé - um dos termos usados pelo novo bispo em suas palavras deferidas aos membros da Diocese – seja motivo de ânimo para a Igreja Católica nos nossos municípios, afim de que nos aproximem dos preceitos pregados pelo Papa Francisco, nos colocando mais próximos dos pensamentos do Santo Padre. Bem-vindo seja o novo bispo.     

Festa da Cerejeira cancelada
Ontem, 18, foi o Dia da Colônia Japonesa. Uma das mais atuantes entre as colônias de Nova Friburgo, a agremiação nipônica se viu obrigada a cancelar todos os eventos que geralmente duram o mês inteiro. Tudo devido à pandemia. O principal e mais aguardado era a Festa da Cerejeira que, infelizmente, não será realizada este ano.

Ampliação adiada
Inspirada nas festividades para a contemplação da sakura (cerejeira em flor) e baseada no Hanami (atividade que se dedica a contemplar as flores), a Festa das Cerejeiras costuma atrair à Nova Friburgo turistas de todo o Estado que somados aos friburguenses garantem um fluxo de mais de mil visitantes por dia de evento. O planejamento para esse ano, inclusive, previa a ampliação no número de dias de festa no sítio da família Matsuoka, na localidade de Florândia da Serra, em Conquista.

Palavreando
“Espalhar amor é a mais simples das matemáticas, a mais retumbante filosofia, a mais antiga das ciências. Difícil negar sua eficácia. Se falta coragem para colocar em prática, o medo que nos atravessa, obriga atitude imediata: espalhe amor!”

 

Foto da galeria
Além de goleiro, nosso defensor do Friburguense é também artista. Affonso tem aproveitado o tempo de inatividade para fazer artes como essa: o escudo do Friburguense. Feito todo de missanga, colocada cuidadosamente uma a uma. Outros trabalhos podem ser conferidos nas redes sociais do goleiro.
Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.