Diante da crise econômica causada pelo novo coronavírus em todo o país, a manutenção do funcionamento de estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados, por exemplo, ganhou importância ainda maior nesse período de isolamento social para conter a disseminação em massa do Covid-19. Mesmo assim, os empresários estão precisando se reinventar para preservar a saúde de funcionários e clientes.
Desde o início da pandemia, esse tipo de estabelecimento já tem adotado uma série de medidas para evitar aglomerações e a manter a prestação do serviço de forma satisfatória, como limite de compras para determinados produtos, sobretudo de alimentos e itens de higiene, a demarcação da distância segura entre os clientes na fila, reforço na limpeza de carrinhos e gôndolas, o uso de máscaras, toucas e luvas descartáveis, além de disponibilizarem álcool gel a clientes e funcionários.
No entanto, recentemente, outra medida adotada por diversos empresários do segmento é a instalação de uma barreira de acrílico separando o operador do caixa dos clientes, sem qualquer prejuízo ao atendimento. O equipamento tem uma pequena abertura para a colocação da máquina de cartão crédito/débito. A medida, apesar de simples, tem agradado a todos, que veem na iniciativa mais uma maneira de evitar a disseminação do novo coronavírus.
Em Nova Friburgo, alguns mercados, supermercados e padarias já aderiram ao equipamento. Cabe ressaltar que a instalação da barreira de acrílico nos caixas não é uma obrigação dos comerciantes do ramo, no entanto, já é recomendada pelas autoridades de saúde, por ser uma proteção eficaz.
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