Ministério Público entra com ação para proteger PMs em serviço

Intenção é que o Estado crie medidas protetivas em função da pandemia
quarta-feira, 15 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), ajuizou ação civil pública com tutela de urgência para que o Governo do Estado do Rio, devido a pandemia do novo coronavírus, adote medidas de proteção em relação aos policiais militares. A iniciativa se deu por meio do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp/MPRJ), junto à 7a Vara da Fazenda Pública.

O intuito é prevenir que os agentes se contagiem e evitar a interação de possíveis policiais contaminados com a população.

Na petição, o MPRJ requisita, entre outras medidas, que em prazo máximo de sete dias, o Estado realize o mapeamento de risco da atividade da Polícia Militar para com o vírus, identificando atividades de setor que demandam ações específicas de prevenção, dentre elas constante higienização. Além de criar protocolo de atuação, nos moldes dos produzidos por outros órgãos do Estado e de agências policiais estrangeiras.

De acordo com o pedido do MPRJ, também deverão ser distribuídos aos agentes Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com a devida orientação para o seu uso e realizada testagem para o Covid-19 de todos os integrantes da Polícia Militar, na medida em que sejam entregues os kits de teste ao Governo do Estado. O objetivo é isolar servidores com resultado positivo, seguindo as orientações e recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ressaltando que esses profissionais sejam a segunda posição na ordem de preferência para a realização dos testes, logo após os profissionais da saúde.

As medidas foram tomadas levando em conta que os agentes de segurança pública mantêm contato constante com a população nas ruas. A Secretaria de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro informou ao Ministério Público as ações até então adotadas, mas as mesmas se mostram insuficientes diante do atual quadro de pandemia. A urgência das medidas necessárias em favor dos policiais militares acabou motivando o ajuizamento da ação.

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Imunizante deverá ser aplicado em três doses

Todos os pacientes eram idosos com mais de 70 anos e doentes crônicos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra