O avanço do coronavírus no Brasil tem levado órgãos, entidades, sindicatos e associações a adotarem medidas de prevenção à disseminação e o contágio do Covid-19. Em Nova Friburgo diversas medidas já foram adotadas para o enfrentamento da pandemia, inclusive através de decretos municipais. Lojas, empresas, clubes, academias e outros setores estão paralisando suas atividades para atender à essas recomendações. Como a orientação das autoridades é para que as pessoas evitem ir às ruas sem necessidade, além de lavarem as mãos com frequência, alguns serviços já considerados essenciais, como água e luz, por exemplo, se tornaram ainda mais importantes.
O vereador Zezinho do Caminhão, presidente da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Serviços Públicos e Concedidos e Apoio aos Usuários da Câmara, expediu um ofício - que contou com o apoio dos demais vereadores - endereçado às concessionárias Energisa e Águas de Nova Friburgo solicitando que o corte dos serviços por falta de pagamento sejam suspensos e que os consumidores tenham maior prazo para o pagamento de suas contas em atraso enquanto durar a situação de emergência”.
A Energisa informou que todo o setor de energia está unido com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel para garantir soluções para o setor. Sendo assim, foi criado um Comitê Setorial de Crise que vai coordenar e supervisionar medidas a serem adotadas pelos órgãos e agentes vinculados a pasta. A Energisa informou que conta com os devidos planos de contingência para garantir o fornecimento de energia elétrica e atender a todas as emergências.
Já a concessionária Águas de Nova Friburgo decidiu suspender temporariamente os cortes de água dos clientes com débitos, antes mesmo do recebimento do ofício enviado pela Câmara Municipal. Porém, intensificou as condições para pagamentos das contas, oferecendo condições facilitadas e especiais para que os inadimplentes possam regularizar seus débitos.
Deixe o seu comentário