A VOZ DA SERRA, se fosse música, seria “Emoções”!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

“Vejam só que festa de arromba” o Caderno Z do último fim de semana nos trouxe para prestarmos merecidas homenagens ao “Tremendão”, Erasmo Carlos, que nos deixou na semana passada, indo encantar as esferas celestiais. Eu gostaria de cantar: “Escrevo-te estas mal traçadas linhas, meu amor, porque veio a saudade visitar meu coração...”. Contudo, como sempre estivemos distantes fisicamente, assim continuaremos, embora tenhamos mil maneiras de mantê-lo presente com a riqueza de legado que ficou de sua existência terrena. E o “Z” rege o espetáculo e pergunta: “Por que a música está relacionada com as nossas emoções?”. Charles Darwin a classificou como “uma das mais misteriosas habilidades do ser humano”. Nietzsche pensou bem: “Sem música, a vida seria um erro”. E seria mesmo um erro se não tivesse surgido a Bossa Nova, a Jovem Guarda, o movimento tropicalista, citando apenas alguns que revolucionaram gerações.

Uma coisa é certa: a música não tem idade e muito menos quem a produz. E pensar que Vinicius de Moraes, nascido em 1913, é tão atual, quanto Tom Jobim, de 1927. A importância da idade é simplesmente pelo fator de resistência, de se manter atual, assim como seguem Caetano, Chico, Milton, Gil e o Rei, Roberto Carlos, que estão entre os maiores músicos brasileiros. As mulheres também se enquadram nas eternidades musicais como Elis, Elza Soares, Rita Lee, Bethânia, Cassia Eller e Gal.

No samba, os bambas estão bem representados: Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Jorge Aragão e os inesquecíveis, Cartola, Beth Carvalho, Noel Rosa e Pixinguinha. E surge Wanderson Nogueira, nosso filósofo, com as suas máximas: “Quem desenha música é um esperançoso tenaz. Um inventor de velhas coisas novas, ainda que sabedor de que quase tudo já foi criado, segue a criar inéditas canções. Lindo!

Deixamos o Caderno Z e seguimos levados pelo grito de protesto do Cão Sentado, na charge de Silvério, “Não à violência contra as mulheres”! Passa o tempo, avançam as legislações e os modos de evolução humana, mas, a violência contra as mulheres continua sendo pauta de noticiários. Muito se tem feito para conter todas as formas de agressões, como a criação da Lei Maria da Penha. No Estado do Rio são 14 delegacias de atendimento à mulher. Em Nova Friburgo, a delegada Mariana Thomé de Moraes, em entrevista para Christiane Coelho, esclareceu que a Deam, que funciona ao lado da 151ª DP, dispõe de Medidas Protetivas de Urgência e demais serviços para “acolhimento e segurança, inclusive no período após o registro da ocorrência”.

Proteger e cuidar também é a missão do Corpo de Bombeiros Militar que, para aumentar os recursos de atendimento, fez Curso de Busca, Resgate  e Salvamento com Cães, com o objetivo de agilizar, em caso de tragédia, o socorro às vítimas. O secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, ressalta que a corporação investe em capacitação frequente e modernização de equipamentos, “visando salvar e proteger bens em qualquer época do ano”.         

De modo oposto ao bem, atua o vandalismo, ferindo o bem público. Desta vez, vandalizaram o prédio do antigo fórum, onde se localiza a Justiça Eleitoral. Não satisfeitos, estenderam a deplorável ação, ao prédio da OAB, com pichações de “Lixo” e “AI-5 Já”. O presidente da OAB local, Alexandre Valença, declarou, entre muitas considerações, que a entidade repudia as pichações, “mantendo-se firme na trincheira de defesa da soberania popular, sobretudo aquela que se manifesta através do voto.”

Em “Sociais”, um time de queridas em destaque. A formatura de ensino médio de Maria Rita, filha de Chris Coelho, jornalista, colaboradora de AVS e Patrick Faez. Nossa diretora Adriana Ventura, brilhante e competente, aniversariante do dia 27. Tia Carmelita Bispo festejando 94 anos de vida inspiradora, justo nesta terça, 29. Parabéns, queridas! A novidade é fazer aniversário em novembro, em plena Copa do Mundo. E tudo, enfim, reluz no clima natalino e a cidade é “Um Encanto de Natal: O Espetáculo”. 

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.