A VOZ DA SERRA é a voz que sabe as melhores palavras!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

“As bruxas já estão por aí” para festejar o Halloween com o Caderno Z. A edição do último fim de semana não deixou a data passar sem abóboras, morcegos, caveiras e vampiros. Da maquiagem ao folclore, cada vez mais, o evento ganha espaço e investimentos. A ordem do dia está convidativa: “Abra suas asas, solte suas feras...” e no mais, “caia na gandaia, entre nessa festa e leve com você seu sonho mais louco...”. Sem esquecer que a maquiagem é fundamental para fazer a diferença entre as bruxas. Isso porque, bruxa que se presa não sai de cara lavada. O estilista Antonio Queiroz e sua mãe, a médica Rosana, investem muito em criatividade na decoração da casa para receber amigos. Coisa alguma pode faltar na comemoração que para eles significa vida: “Livre de julgamentos, nosso halloween é para que todos se sintam bem e acolhidos... é uma data de respeito pelos mortos, mas com alegria, diversão e celebração da vida...”.

O folclore brasileiro possui lendas, contos, músicas e danças e há personagens famosos como o Saci, o Boto, a Iara, o Curupira e a Mula Sem Cabeça. A importância do folclore é “reconhecida pela Unesco, entidade vinculada à Organização das Nações Unidas”, que o reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial, incentivando a preservação das “diferentes manifestações que o formam”. O escritor e estudioso folclorista, Câmara Cascudo, nascido em Natal, dedicou-se ao campo de pesquisas folclóricas no Brasil e deixou obras como o Dicionário do Folclore Brasileiro e a História da Alimentação no Brasil. Seu dicionário é “provavelmente a maior expressão de sua maestria investigativa”. Seus saberes em profusão influenciaram Mário de Andrade na criação da obra “Macunaíma”. Que bacana!

Deixamos o “Z” com sua arte de nos encantar. Contudo o encantamento também está em “Esportes“, onde Vinicius Gastin nos deu a boa notícia do Jogo Beneficente entre o Master do nosso Frizão e os Amigos da Chapecoense, no próximo dia 27, às 10h30, no Estádio Eduardo Guinle. A partida é um evento que acontece, anualmente, em determinada cidade, para render homenagem aos jogadores que morreram no trágico acidente aéreo em 2016, quando a delegação do time catarinense seguia no voo da Lamia. A renda do jogo será em benefício das obras sociais da Casa da Criança e do Adolescente. Todos sairão ganhando, não importa o placar final.

Temos outras notícias animadoras também. A Prefeitura de Nova Friburgo, por decreto publicado no Diário Oficial, torna o prédio do antigo Sase, um bem de utilidade pública. Além do prédio, outros dois terrenos e um imóvel vizinho constam no decreto. A concessionária Águas de Nova Friburgo é finalista do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental”. O mérito é considerado o “Oscar” do saneamento em nosso país. Maravilha!

O comércio de Nova Friburgo tem autorização para funcionar nos feriados de novembro, mas os lojistas precisam assinar o termo de adesão à convenção coletiva. Isso é bom porque, de certa forma, o comércio é a alma que ilustra a cidade. É um espaço de socialização que dá vida, especialmente, ao centro, onde as lojas mostram suas vitrines tão belas e diversificadas. Aliás, novembro e dezembro prometem ser os meses com mais contratações de funcionários em caráter temporário. Melhor ainda é que algumas empresas já afirmam sobre a possibilidade de aproveitar os contratados para trabalho permanente. O valor salarial da contratação temporária será em torno de R$ 1.437. É uma boa oportunidade de faturar uma graninha. Boa sorte a todos!

Com uma emotiva programação para o Dia de Finados, o Memorial Parque das Montanhas completa dez anos de existência: “Com as belezas tamanhas / e a paz de um lugar bonito / nosso Parque das Montanhas / transcende até o Infinito.”. E, já que a vida é uma sucessão de idas e vindas, o tempo é sempre de renovação, de ativar as esperanças, de sonhar e de se crer nas possibilidades de um tempo feliz para todos nós.

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.