A VOZ DA SERRA é a voz que fala por nós!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 28 de junho de 2022

Há coisas que combinam com o inverno e uma delas é a magia das festas juninas. Das danças, dos comestíveis e dos trajes típicos, tudo se resume em muita alegria. Com ou sem fogueira, o calor humano é tanto entre os participantes, que o frio fica de fora, com boas doses de quentão. O Caderno Z do último fim de semana se vestiu de cores e de sabores e quem não gosta de um vinho quente, de uma batata doce assada na brasa? Além das guloseimas e brincadeiras, os santos festejados, Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, permanecem vivos na fé religiosa de grande parte do povo brasileiro.

Há também famílias que celebram as datas com muito empenho. O “Arraiá da Naná” é formado por um grupo de brasileiros que se estabeleceu na Flórida, onde tudo é organizado conforme manda o nosso figurino. Os participantes levam “canjica, canjiquinha, pé de moleque, cocada, milho, caldos, broa, bolo de coco e até pão de queijo”.

O mesmo acontece no Arraiá da Família Freze, num sítio na zona rural de Conquista. Desde a organização ao dia da festa, tudo é pensado, com mesa farta e até fogueira. Chico Figueiredo, para festejar seu aniversário no último dia 7, organizou três festas para evitar aglomeração. De Kikinho só se pode esperar um comportamento responsável e festejos maravilhosos, conforme é o seu costume de nos encantar.

Com Wanderson Nogueira, em "Correio do Amor", lembramos passos da brincadeira, na sensação de entrarmos na quadrilha também: "No balancê, fiz gracejos para você me notar. Cumprimentei você, ainda que à distância. No Alavantú, quis tocar suas mãos, mas no breve tempo de dança, mal pude te abraçar e te rodopiar, pois ao Anarriê, tive que voltar ao meu lugar e seguir a só te observar de longe...".  Que lindo!

 Em “Há 50 anos”, festeja-se em 29 de junho, o Dia da Telefonista, em em 1972 se renderam homenagens aos “exemplares serviços das funcionárias da CTB”. Os mais jovens, que só conhecem o sistema de comunicação via internet, não podem mensurar o quanto essas prestadoras de serviço foram importantes. Foi fundamental a presença delas, do outro lado da linha, intermediando as nossas ligações interurbanas e internacionais.

Voltando ao presente, estamos prontos para curtir a Semana do Turismo 2022, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo, a Acianf, com eventos presenciais em vasta programação. O principal objetivo da iniciativa é capacitar profissionais de segmentos ligados, direta ou indiretamente, ao trade turístico de Nova Friburgo. Estudantes de turismo, taxistas, empreenderes de gastronomia, hotelaria e a comunidade, são todos bem-vindos.

Silvério adornou o Cão Sentado, a caráter, para marcar a data de 25 de junho, Dia da Imigração. Nossa cidade, que começou a se formar por um decreto do Rei D. João VI, que autorizava a vinda de colonos suíços, deve muito de seu desenvolvimento aos povos colonizadores que vieram em busca de novos horizontes e alavancaram os nossos rumos. Nota mil para Christiane Coelho pela brilhante matéria.

Nesta terça-feira, 28, festeja-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ com programação especial, das 13h às 19h, na Usina Cultural Energisa, na Praça Getúlio Vargas. O evento é uma realização da prefeitura de Nova Friburgo por meio da Secretaria Municipal de Cultura e de vários grupos empreendedores na causa.         

A VOZ DA SERRA recebeu na última quinta-feira, 23, a moção especial de louvor na Câmara Municipal, alusiva aos 77 anos de fundação e circulação do jornal. A proposição de louvor partiu do presidente da casa, vereador Wellington Moreira. Adriana Ventura, na ocasião, lembrou seu avô Américo e seu pai, Laercio Ventura, os dois baluartes que edificaram o legado que hoje prossegue sob a sua direção. Parabéns pela merecida homenagem de reconhecimento.

Mas, em meio a tantas boas notícias, dói saber que existem quase três milhões de pessoas passando fome no Estado do Rio de Janeiro. Parabéns aos integrantes do projeto Conexão do Bem, que tentam amenizar as carências de muitas famílias vulneráveis. A caridade é uma ação divinamente linda!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.