Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA é sempre a soma das melhores pautas!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
Se me perguntarem qual sentimento a matemática despertava em mim, no período colegial, eu direi: uma aversão sem limites. Contudo, depois de repetir o 1º ano ginasial, tive até sucesso com as equações do meu livro de Matemática Moderna. E o Caderno Z do último fim de semana calculou bem o tema para nos orgulhar de tantos jovens gênios brasileiros que se destacam em competições pelo mundo afora. Não sem razão, o Brasil festeja o Dia Nacional da Matemática, 6 de maio, em homenagem ao nascimento do professor Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan, o “homem que calculava”. Conheci sua obra em minha infância, lendo “A Sombra do Arco-íris”, que até hoje me encanta.
O Brasil tem mostrado que os atletas dos números estão dando olé, trazendo medalhas, a três por dois. O cearense Matheus Alencar de Moraes, de 15 anos, na Cone Sul, gabaritou a prova e conquistou o “ouro perfeito”, levando a primeira das quatro medalhas, colocando o Brasil no topo da classificação por países. O jovem quer mais ainda: “ir para a IMO, que é a maior olimpíada de matemática do mundo”. Em julho, no Japão, seis estudantes brasileiros participarão da IMO, formando uma equipe liderada por dois professores. São muitos gênios que se destacam no cenário dos cálculos.
Independente de se gostar ou não, a matemática está em tudo e dela nos apoderamos a todo instante. Ela é nosso divisor e multiplicador de tempo. Contamos com ela, até dez, antes de darmos uma resposta atravessada em alguém. O fascínio dos mapas também depende dos cálculos e é bom que saibamos: a medida real de um terreno é 100 vezes maior do que a representada no mapa, ou seja, cada 1 centímetro do mapa equivale a 100 cm do terreno representado. A inteligência humana descobriu os meios para traduzir e expandir dados, nos aproximando dos mais longínquos conhecimentos.
Mesmo não sendo dos cálculos, eu calculo o quanto de inspiração Wanderson Nogueira resgata de sua mente primorosa para seguir, “de pé em fé”, a nos mostrar que “se emanamos o bem – o bem volta...”. Não tem como dar errado! E prossegue Nogueira: “O mundo está ruim, mas há pequenas partes florescendo. Eu posso sentir e você pode ver. Há céus se abrindo sobre tetos de casas, de pequenas vilas e consequentemente de mentes que se abrem juntas, em luz, para orientar a um lugar mais acolhedor para se viver.” Assim, deixamos o Caderno Z na certeza de que melhoramos nossos conceitos sobre a matemática e sobre a vida, toda atrelada aos cálculos.
Falando em números, o futebol também usa e abusa dos cálculos e Vinicius Gastin nos trouxe a finalização do Campeonato Municipal Sub-17. O Friburguense sai vitorioso e, além da taça, ainda levou os prêmios de melhor artilheiro e goleiro menos vasado. No somatório da pontuação, a matemática esteve em todos os eventos.
Silvério pode contar quantas vezes deixou o Cão Sentado de cabelo em pé, a fim de chamar a atenção para as mazelas do trânsito. O mês da campanha “Maio Amarelo” está vermelho de vergonha com tantas irregularidades. Quem conta o calendário também se serve da matemática, pois, a cada ano, somam-se 365 dias para que um novo ciclo de vida se inicie, promovendo os aniversários em “Sociais”. Dá gosto cantar parabéns para a linda Maria Nilce Ventura Coutinho que, em memorável foto, ao lado de seu exemplar esposo, festeja mais um ano de vida. Outro ilustre aniversariante desta semana, o dr. Carlos Alberto Pecci, estimado médico obstetra. A vocês, saúde, paz e muitas realizações.
Christiane Coelho anunciou para os próximos dias 10, 11 e 12, às 19h30, no Cadima Shopping, o lançamento do livro “Mulheres de Sucesso”. O êxito da obra já se consagrou na proposta do projeto: são 40 autoras inspirando outras mulheres por intermédio de suas vivências e superação. A organizadora do livro, Fernanda Oliveira, sobre dores e medos, disse: “Coloca os pés que Deus coloca o chão”. Pois, coloca história bonita que eu coloco uma trova: Com o livro agora impresso, / de atitude inovadora, / o Mulheres de Sucesso / é um guia da empreendedora. Parabéns!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário