A VOZ DA SERRA é a nossa voz ecoando para o mundo!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Novamente o Caderno Z do último fim de semana me levou para a rua da minha infância: a Travessa Bonsucesso I, pertinho da Filó. Das tecnologias, o que eu tinha era a televisão da casa de dona Clarice. Era lá que a gente acompanhava todos os episódios de Nacional Kid. No mais, era brincar na rua com todas as dicas trazidas pelo caderno: amarelinha, caça ao tesouro, passa anel, esconde-esconde e bolinha de gude. Quando chovia, a gente brincava, na varanda, de uma brincadeira hoje conhecida como Stop. O bafo era divertido porque a gente colecionava muitos álbuns e tinha que trocar figurinhas. Quanta saudade!

O Dia das Crianças, celebrado na última terça-feira, 12, foi idealizado pelo deputado federal, Galdino do Valle Filho e a data foi oficializada em 5 de novembro de 1924. A comemoração ganhou o que faltava: um feriado pelo dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. É impossível falar em crianças e não lembrar que umas das guloseimas preferidas pelos pequenos é um bom hambúrguer. Assim, a boa notícia é que o Scavarda´s voltou! O campeão em hambúrgueres inovadores e drinques sensacionais, depois de se manter fechado, por um ano e meio, trabalhando apenas com delivery, por conta da pandemia, abriu suas portas e está de braços abertos para receber a clientela, no Cônego.

Qualquer hora eu vou lá provar o drink Elizabeth II e felicitar Jaqueline e Victor, os proprietários da casa, bem como a equipe maravilhosa. Juntos, eles passam uma energia superpositiva. Meu “pequeno príncipe”, Matheus,  trabalha lá e ama o ambiente. Como diz o casal proprietário, “somos um time”! E, por certo, um time vencedor, de grande torcida.

Wanderson Nogueira esbanjou sensibilidade em “O filho que eu quero ter”. E, tanto esbanjou, que muitos filhos diriam o contrário: “Este é o pai que eu quero ter”. Preciso destacar um trecho, mas qual? Leio, releio e tudo é tão lindo, mas, me arrisco: “Vamos rodar o mundo inteiro, mesmo que numa folha de papel. E juntos, unidos e fortes, seremos, para cada si, o norte de uma rota para o céu...”. Quem não quer um pai que faça tantos projetos bonitos assim? E que ainda por  cima, vai contar estrelas com o filho...

Deixando o “Z”, o mês de outubro é bem relevante nas datas comemorativas, indo além do Dia das Crianças e da nossa padroeira. Se formos pesquisar, há datas importantes como o Dia do Professor (amanhã, 15), o Halloween (próximo dia 31) e o mês todo dedicado ao Outubro Rosa. Em “Sociais”, por exemplo, a coluna destacou o meu aniversário, comemorado no último dia 7, com elogios carinhosos que muito me honraram. Sou grata também ao jornal pela acolhida da coluna Surpresas de Viagem, que sempre me guia para os melhores roteiros no meu fim de semana.

A “crise na saúde” do Hospital Raul Sertã continua em evidência como destacou a manchete da última edição. Na qualidade de povo, o que nós queremos é muita saúde para o nosso hospital municipal e vamos torcer para que tudo se resolva em prol do bem da comunidade. Que Nossa Senhora Aparecida possa nos amparar e ajudar, inspirando as autoridades na resolução dos problemas.

Ajuda boa tem sido o programa Supera RJ, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criado em função da crise gerada pela pandemia que afetou famílias em situação de extrema pobreza. A partir deste mês, os beneficiários  receberão o acréscimo do auxílio-gás no valor de R$ 80. Outra notícia otimista é a retomada da nossa economia com a geração de mais de dois mil novos empregos em Nova Friburgo, neste ano, conforme levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan). 

Entretanto, a crise financeira afeta a renda familiar, que continua merecendo cautela. A inflação, retratada na charge de Silvério, pode deixar frustrações no quesito presente para a criançada. Nós somos os dinossauros e o que se há de fazer? É mais uma razão para nos reinventarmos ou copiarmos ideias, como relatou o Caderno Z, pois, na Nova Zelândia, a celebração do Dia das Crianças acontece com as famílias se dedicando “inteiramente aos pequenos, passando mais tempo com eles, numa amorosa convivência e... ninguém ganha brinquedo”.

Nossa cultura é outra, gostamos de presentear e as lojas esperam essas festividades para a economia fluir. Mas, quem sabe, então, possamos, como sonha Wanderson Nogueira, tirar uma noite para “contar estrelas” com as crianças!...

 

Elisabeth Souza Cruz é jornalista, poetisa e presidente da seção Nova Friburgo da UBT, a União Brasileira dos Trovadores. 

 

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.