Em todo tempo e lugar, AVS clareia a nossa mente

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 31 de agosto de 2021

O Caderno Z é sempre uma surpresa para as surpresas de nossa viagem, pois embarcamos em algum tema que nos cativa, ensina e, sem exagero, nos faz pessoas melhores. Em “Nossos adoráveis companheiros”, a capa, mostrando a que veio, certamente veio para nos povoar de ternura e encantamento. Dou logo de cara com o Toy, meu amiguinho do Facebook. Vejo suas poses e proezas publicadas pelo seu papai, Chico Figueiredo, que é todo amor com seu filho de quatro patas. Não só é bonito de se ver, como também é um espelho onde podemos buscar mais inspiração para cuidar dos nossos bichanos. Mariana França ressalta: “Os animais têm a capacidade de nos ensinar diariamente a sermos pessoas melhores”. Eles são nossos presentes, sim!

Eu, por exemplo, fico admirada com as minhas, Nara e Melissa que, nem bem o Uber chega ao meu portão, elas já estão latindo, percebendo a minha chegada. É uma festa o meu regresso. E não querem mais do que amor e aconchego. Mas não é tão simples assim, porque nossos pets precisam de cuidados, carinho e respeito, como destaca a dra. Camila Gervasio, responsável pela unidade friburguense da Apaixonados por Quatro Patas: “Aqui o seu animal tem muito mais do que um atendimento médico, ele tem dedicação e paixão”. É o que nós queremos dos profissionais. As facilidades dos comércios especializados em pets e os recursos virtuais das redes sociais vieram acrescentar um engajamento muito mais amplo para cuidarmos de nossos agregados de estimação. A Academia da Matilha é uma nova concepção dos recursos digitais.

Saímos do Caderno Z com Wanderson Nogueira: “Seria improvável, mesmo com a bagunça do clima, fazer primavera no inverno...”. Mas,  “tem flores nascendo no coração e quem comprova é o sorriso solto, quase bobo...”. As flores no coração são bem-vindas assim como as que a natureza nos oferece de bom grado.

O Planetário de Nova Friburgo, na Via Expressa, está retomando suas atividades, gradativamente. As sessões de cúpula continuam suspensas, mas o público, por meio de agendamento, poderá visitar o espaço para conferir a exposição “Columbia – 40 anos”, que relembra o aniversário do lançamento do primeiro ônibus espacial americano. Para agendar a visita por telefone: (22) 99213.3790. Opções também pelo Facebook na página do Canf ou na Secretaria Municipal de Educação. Que beleza!

A primavera é um bom indício de novos tempos, apesar dos tempos nebulosos da pandemia. Na semana passada celebrou-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e Christiane Coelho nos trouxe material importante para melhor entendermos o tema que é tão abrangente, mas, pouco explorado em sua naturalidade entre os ditos “normais”. Afinal, como bem disse, Lúcia, mãe de Hanna: “Todos nós temos alguma deficiência...”. E talvez seja essa a questão: a dificuldade de se entender as diferenças e interagir com elas, sem que isso seja um “esforço” extra.

A vacinação prossegue na cidade com direito até a um mutirão para as doses contra a gripe. Continuam a ser aplicadas também as vacinas contra a Covid-19 com um calendário que facilita até para quem ainda não tomou nem a primeira dose. Nossa cidade tem um bom índice da vacinados, porém, não dá para relaxar nos cuidados. Falando em prevenção, no último domingo, 29, foi o Dia de Combate ao Fumo. O prazer e a sensação calmante oferecidos pelo vício são dois fatores que saem muito caros para a saúde e o fumante sabe disso. A charge de Silvério ilustra bem a gravidade do fumo.

Nós ainda nem nos curamos das cores das bandeiras por conta da pandemia, imaginemos, agora, a crise de energia elétrica classificar as contas de luz nos reajustes da bandeira vermelha? Será que vamos sentir falta do horário de verão ou teremos um novo sistema de “apagão”? O que já não é barato tende a ficar ainda mais caro, pois, de acordo com a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, as contas em setembro poderão ter um acréscimo de 50% na taxa extra. Isso, sim, há de ser levar um choque sem descarga elétrica! Boa economia, para todos nós!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.