AVS mantém a maior torcida de leitores na região!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

O Caderno Z do último fim de semana deu um banho de conhecimentos capaz de lavar a alma até dos radicais e inconscientes que ainda teimam em cultuar as práticas deploráveis de um passado tenebroso da história do Brasil: o Dia da Consciência Negra, celebrado no último domingo, 20, uma data que concentra a memória de Zumbi dos Palmares, o líder que lutou por seu povo, trocando a própria liberdade em defesa de sua comunidade escravizada.  

A triste marca de 300 anos de escravidão, iniciada em torno de 1530, quando o Brasil era ainda um jovem insolente, deixou páginas sangrentas, de lutas e de resistência contra um regime desumano que já começara com a retirada dos africanos de sua terra nativa. Foram muitos desafios: idioma, culturas diferentes e maus tratos. A própria viagem era uma introdução ao que viria a ser o infortúnio em terras brasileiras.

Ainda que o sofrimento tenha sido a tônica de todo o período da escravidão, havia quem se incomodasse com as atrocidades cometidas em nome da escravidão e José do Patrocínio, o “Tigre da Abolição”, teve papel fundamental na luta abolicionista. Ele, que era “senhor por parte de pai e escravo por parte de mãe”, apoiado pela Confederação Abolicionista, empreendeu, com êxito, a trajetória que culminaria com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, em 1888. Contudo, falta ainda que se festeje, no dia a dia, o “Dia da Consciência Consciente”, quando tudo passará a ser uma unidade de múltiplas culturas, de todos os tempos e de todos os seres.

Mas olhem só quem está de volta ao Caderno Z: palmas para Wanderson Nogueira! Que saudade, meu amigo filósofo e poeta. E ele retornou palavreando em ritmo de samba, trazendo os batuques da casa de Ciata. “O samba segue a lamentar, segue a panfletar, segue a enfrentar e chamar para repetirmos versos em novos e velhos refrões: nos amarmos mais nos cuidarmos mais uns os outros...”. “Faz um samba aí”, pessoal!

Na charge de Silvério, o “Novembro Azul”  é o apelo do Cão Sentado, pois cuidar da saúde é o todo do amor. Por isso mesmo, o Dia Mundial do Diabetes foi celebrado pelo Rotary Suspiro com uma palestra da médica endocrinologista, Rafaela Siqueira, voluntária da Adinf,  Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo. A doutora ressaltou algumas complicações decorrentes da doença, os tratamentos e esclareceu sobre as ações promovidas pela Adinf. O presidente do Rotary Suspiro, Orlando Vieira Souza, em seu pronunciamento, reafirmou o compromisso em manter as ações junto aos trabalhos da Adinf e ainda “aumentar o apoio à instituição”. Parabéns a todos!

Outra ação em prol do semelhante está sendo idealizada pela deputada estadual Alana Passos, que entrou com um requerimento na Alerj solicitando urgência para a votação de um projeto de lei, de sua autoria, que defende a isenção do IPVA a pessoas com deficiência auditiva, a exemplo de outras deficiências que já possuem a isenção.

Enquanto ainda vivemos um clima de tensão por conta das eleições de 2022, em “Há 50 Anos”, o clima era de grande animação, ordem e respeito. Amâncio Azevedo venceu a eleição para prefeito. Diz a nota, entre outras ponderações: “Perder nunca foi bom, jamais agradou a ninguém... Mas a grande verdade é que, em qualquer eleição, uns perdem para outros ganharem. Não existe alternativa...”. Faz parte do processo eleitoral.

Falando em disputas, perdas e vitórias, começou a Copa do Mundo no Catar. A VOZ DA SERRA já está a postos e, como vimos na reportagem de Christiane Coelho, “preparem os corações”! Estreando na próxima quinta-feira, 24, a seleção canarinho vai tentar o hexa e Nova Friburgo se apronta para bater um bolão de atividades. Na Praça do Suspiro, para a grande estreia, vai ter telão e até a banda Barão Vermelho depois do jogo. O Espaço Arp também está apostando em várias atrações na quinta, a partir das 10h, com a exibição de Uruguai x Coreia do Sul. Um dia todo de atrações e, claro, Brasil x Sérvia, fechando às 18h com show das Filhas de Bamba. De um modo ou de outro, aqui, todo mundo sairá ganhando. E na sexta, 25, tem Black Friday. Boas compras!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.