AVS é um encontro marcado com as nossas expectativas!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 05 de abril de 2022

Ante a minha geração “baby boomer”, que só ouvira falar em máquinas de computação para uso militar, a Geração Z deu um salto invejável. Minha geração apenas tinha a máquina de escrever, que exigia a frequência, por seis meses, no curso de datilografia para se conquistar um diploma. O Caderno Z, que está na última geração de avanços, nos trouxe Thiago Lima para falar do assunto. Com 8 anos de idade, Thiago ganhou seu primeiro celular, tijolão ainda. Com 9 anos, teve seu primeiro computador e, no auge de seus 25 anos, integra o quadro profissional de A VOZ DA SERRA. O jovem, que começou como estagiário, passou a fazer parte da equipe do jornal e é, como bem diz Ana Borges, um "colega solícito, generoso e um profissional respeitado". Com todos os seus saberes tecnológicos, contudo, ressalta: "devemos nos policiar com esse mundão virtual. Eu já me peguei mandando mensagens para uma pessoa que estava na mesma mesa que eu, várias vezes... Esse cuidado é que devemos ter!"

Os psicólogos alertam para esses perigos que “perturbam o amadurecimento, o sono, a socialização, o convívio familiar, e podem influenciar na prática de naturalização do cyberbullying”. Porém, ao contrário dos dizeres da escritora Jean Twenge, da Universidade de San Diego, que classifica as crianças de hoje como desligadas de afetividades familiares, eu creio nessa relação atual entre pais e filhos.

Pela liberdade de expressão, mesmo que monossilábica, a juventude de hoje fala, sim, e em muitas linguagens com os pais. Até porque os pais estão na mesma amarração tecnológica, passando, até aos bebês, o costume de deslizar os dedos sobre a tela de seus celulares. Antes de corrigir os filhos, os pais teriam que dar o exemplo. Parece que não tem volta!

Em “Palavreando”, Wanderson Nogueira faz comparações entre os videogames e a vida. Mas a vida, “não tem botões de controle”, e diz: “não se tem a possibilidade de vê-la em uma tela para perceber todos os perigos, os belos gráficos... na vida não há personagens, nem vida extra. É com você mesmo. Só uma vida!” Que joia!

Em “Esportes”, Vinicius Gastin nos apresenta uma página repleta de atividades esportivas já programadas para este ano. Aliás, a edição do jornal é toda uma celebração de boas novas. Empregos em janeiro com trabalhadores registrados, atingindo o patamar “pré-pandemia”. O Detran retomando serviços que foram suspensos durante a pandemia. São Pedro da Serra completando 35 anos e o fato me traz saudades dos festejos de trovas que tantas vezes fizeram parte das comemorações. Parabéns!

Quando se tem a quarta dose de vacinas para idosos e a segunda para as crianças, a vacinação nos dá confiança para realizar eventos, inclusive, o Carnaval em maio. Para nossa animação, o Rei Momo, na charge de Silvério, está contando os dias!

A UFF em Nova Friburgo inaugura uma clínica de fonoaudiologia para atender, por mês, 480 pessoas com down, gratuitamente. Que beleza! E a grande novidade é a aprovação pelo SUS, do primeiro remédio para tratamento da Covid-19. O jornal nos trouxe tantas notícias relacionadas aos cuidados com a saúde que sugiro guardar a edição em lugar de fácil acesso para consultas, pois a saúde está em primeiro lugar.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 abril, foi destaque na reportagem de Christiane Coelho, a quem felicito pela abrangência que o tema requer. Dos depoimentos de pais que lidam com o Transtorno do Espectro do Autismo às explicações da doutora Gislaine Cristina Abe, toda a matéria nos leva a discernir e a ampliar nosso campo de visão sobre o TEA. Maxsuele, mãe de Ísis, declarou: “E a Ísis nos ensinou que ninguém é perfeito...”. Isabela Stutz, mãe de Enzo, desabafa: “Que a gente consiga apagar da sociedade todo o descrédito, o capacitismo.”. Sheila, mãe de Max: “O importante é sorrir como ele faz o tempo todo e ser feliz...”. Com o tema “Lugar de autista é em todo lugar”, que cada lugar seja um lugar feliz para todos!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.