AVS é a soma de muitas competências!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

terça-feira, 10 de maio de 2022

O Caderno Z do último fim de semana nos brindou com uma edição em que todas as mães conseguem se sentir presentes nas delícias dos relatos. Das celebrações que tiveram origem na Grécia e Roma antigas, das lutas de Anna Jarvis para honrar a memória de sua mãe, aos dias de hoje, o Dia das Mães, celebrado domingo passado, 8, se avolumou em festejos. É certo que o ideal de Anna, focando apenas no apelo sentimental, ficou somente na intenção, pois, na maioria das comemorações, sempre entram os apelos comerciais, afinal, vivemos no tempo das vitrines tentadoras. Entretanto, devemos encarar a correria desenfreada na compra de presentes como a satisfação de retribuir a dedicação das mães. Todo presente é bem-vindo!

Sentimento inigualável, surpreendente. Basta ler as "historinhas que os filhos contam sobre suas mães" e tudo se encaixa na vida de todos nós. Cada um de nós tem suas histórias e todas muito parecidas, porque são envoltas no carinho materno. Antes de me tornar mãe, eu achava que não tinha o menor jeito para a maternidade,  porque eu era muito em mim: meu banho, meu sono, meu almoço, meu trabalho, meu descanso. Tudo meu primeiro. Porém, bastou receber o resultado positivo de minha primeira gravidez e lá se foi a minha individualidade. Passei a ser dual até na respiração e aprendi a me multiplicar em mil funções como é o mister de toda mãe.

O “Z” nos deu um “breve histórico” muito interessante sobre a prática da adoção ao longo dos tempos. Na Idade Média, por exemplo, havia desagrado, pois as famílias que não tinham filhos deixavam seus patrimônios para a igreja, o que não aconteceria caso houvesse algum herdeiro. No Brasil, a adoção passou por vários critérios até chegar aos dias atuais, com melhorias e garantias para as partes envolvidas. A adoção é o amor elevado ao grau da mais alta potência. Bom também lembrar as “mães da literatura brasileira” com suas personagens marcantes.

Em “Maria, Maria”, Wanderson Nogueira, a partir de sua mãe, reverencia as demais: “Que todas as mães do mundo possam suportar o dever de abdicar, mas que também possam encontrar o direito de não ter que ser sempre santa. Até mesmo as mães erram, mesmo que sempre na tentativa de acertar...”. E... “são as atitudes que definem quem tem um jeito mãe de ser!” Que lindo!

Deixamos o “Z” e somos apanhados de surpresa pela notícia da aposentadoria de Marlon Moraes do MMA. Aos 33 anos de idade, nosso peso-galo já havia tirado as luvas, no octógono, em sua última luta no UFC. Para nós, os seus fãs, o anúncio foi como um golpe de nocaute em nossas expectativas. Entretanto, o jovem atleta estará envolvido com o esporte, ajudando os mais jovens e os amigos, como relata. Enquanto isso, o Friburguense segue na busca de um lugar na série A2 do Carioca.

Em “Sociais”, muitos ilustres aniversariando: Maria Nilce, plena de venturas. Dr. Pecci festejando a nova idade no domingo das mães. Bodas de Prata, nesta terça, 10,  na família Wolosker: parabéns Dr. Max e Oneli pela feliz união! Marcos Marins, meu amigo, benfeitor das trovas, 28 anos de pura competência, na próxima quinta, 12. Também, em destaque, a querida Gisele Malhard Breder, doce criatura que acompanho desde o seu berço natal, na Filó. É orgulho mesmo de Nova Friburgo para o mundo!

Orgulho também é Nova Friburgo entre os destaques no comércio exterior, com expressivo índice de exportação de cadeados e fechaduras. Márcia Carestiato, presidente regional da Firjan no Centro-Norte, destacou:” “A nossa indústria tem grande potencial para o comércio exterior e nós queremos cada vez mais promover a oportunidade de negócios. Temos apoio da Firjan Internacional, que realiza um trabalho de suporte e aproximação entre os nossos produtos e os compradores de outros países...". Maravilha!

E o Carnaval de maio, enfim, chama o povo para o “reencontro com a folia”. Christiane Coelho nos trouxe um abre alas que eu duvido que alguém vá ficar em casa com medo do frio. Na charge de Silvério, a fantasia “completa” a situação. Contudo, o combustível indispensável é a euforia do carnaval fora de época! Viva a batucada!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.